em

Aftosa: 97,65% dos animais foram vacinados

De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seab) 97,65% animais dos rebanhos dos Campos Gerais foram vacinados contra a febre aftosa na segunda etapa da campanha, que aconteceu entre os dias 1º e 30 de novembro. A porcentagem representa 630.809 cabeças, de um total de 646 mil. Em todo o Paraná, são nove milhões de animais.

De acordo com a supervisora regional da Unidade de Sanidade Agropecuária de Ponta Grossa, Andria Amarante Calderari, o balanço obtido este ano foi perto do esperado. “Tivemos uma porcentagem bastante próxima da que havíamos estimado. É um número excelente para a região”. Ela conta que a maioria das comprovações foram realizadas pela internet, o que facilitou bastante a contagem. “Antes os produtores tinham que comprar a vacina, aplicar no animal e depois trazer os comprovantes, que eram digitados um por um. Agora, conforme eles vão lançando estas informações, a gente vai fazendo dia a dia o registro”.

A vacinação e a comprovação são obrigatórias, estando prevista em legislação estadual. A multa mínima para o produtor que não vacinou o rebanho contra a febre aftosa ou não comprovou é de R$ 752,80, podendo ser maior para rebanhos com mais de 10 cabeças, além de não poder transportar seus animais para qualquer finalidade.

A supervisora da Unidade de Sanidade Agropecuária ressalta a importância da vacinação. “O produtor que não vacina o seu rebanho contra a aftosa acaba colocando em risco os rebanhos do estado e do país”.

Doença

A Febre Aftosa é uma doença infecciosa aguda, causada por vírus, sendo uma das mais contagiosas que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas) principalmente na boca e nos cascos, dificultando a movimentação e alimentação dos animais, o que acarreta elevada e rápida perda de peso e queda na produção de leite, tendo como consequência grandes prejuízos na exploração pecuária. O vírus está presente no epitélio e fluido das vesículas e também pode ser encontrado no sangue, saliva, leite, urina e nas fezes dos animais afetados. Qualquer objeto contaminado com uma dessas fontes de infecção torna-se uma perigosa fonte de transmissão da doença de um rebanho a outro.

A vacinação é a forma mais eficiente, prática e barata na prevenção e erradicação da febre aftosa.

 

Divulgação

A vacinação é um método prático e barato na prevenção da doença

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.