em

Uva começa a ser colhida neste mês

A colheita de uva nas lavouras de Ponta Grossa tem início previsto para a segunda metade do mês de dezembro. Na lavoura de Marcelo Sozim, o maior produtor do município, será colhido em torno de 80 toneladas este ano, a mesma média do ano passado, segundo ele. “A colheita vai começar no dia 20 de dezembro e deve ir até o final do mês de janeiro. Acredito que vamos ter cerca 15 pessoas trabalhando na lavoura, entre comercialização e colheita”, comenta.

Já na lavoura de Amadeu Tullio, a estimativa é de que a colheita comece mais perto do Natal. “As uvas estão verdes ainda. É provável que tenha início em meados do dia 25 e deve levar no máximo 90 dias para terminar”. De acordo com o produtor, a expectativa é de colher cerca de 70 toneladas.

Este ano, o clima contribuiu com os produtores da fruta. Marcelo Sozim garante que até o momento o clima tem sido favorável e espera que não chova para não atrapalhar a colheita. Amadeu Tullio tem a mesma esperança. “Para a colheita, é bom que tempo fique mais seco”, conta.

 

Produtores revelam expectativa para 32ª Festa da Uva

Em relação à Festa da Uva (Fesuva) – que será realizada entre os dias 22 a 25 de janeiro de 2015, no Parque Ambiental – a expectativa de Marcelo Sozim é de vender em torno de seis a oito toneladas da fruta. Já Amadeu Tullio, estima que deve vender entre quatro e cinco toneladas.

De acordo com o secretário de Agricultura e Pecuária, Gustavo Ribas Neto, a ideia para o próximo ano é trazer algumas novidades para a Fesuva. “Além de ser uma oportunidade de comercialização é também um espaço para que os visitantes conheçam a qualidade da nossa produção local”.

Os principais detalhes para a 32ª edição da festa foram definidos em reunião entre Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e produtores de uva da região no último dia 4. A cerimônia de abertura oficial será no dia 22 de janeiro ás 17 horas. Nos outros dias, o funcionamento será das 9 às 22 horas.

Estarão disponíveis para venda mais de 40 toneladas de uva de três variedades: preta, branca e rosada, a R$ 6 o quilo. A expectativa é de que aproximadamente 20 mil pessoas visitem a Fesuva, que tenha uma venda de 30 toneladas de uva. A feira vai contar com oito produtores da fruta. Serão comercializados derivados da fruta, artigos de artesanato, embutidos e produtos da agroindústria caseira. (Com Assessorias)

 

Rodrigo Covolan

Na lavoura de Marcelo Sozim, as uvas devem começar a ser colhidas amanhã

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.