em

PR avança para regulamentar produção de mel de abelhas

O Paraná está avançando na regulamentação da meliponicultora, a produção de mel de abelhas nativas sem ferrão. Em janeiro deste ano, a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento criou um grupo de estudos, dentro das ações da Câmara Técnica de Meliponicultura, para estabelecer as regras de produção, beneficiamento e comercialização do mel e demais produtos das abelhas sem ferrão. O grupo é formado por produtores, técnicos, universidades e institutos de pesquisa.

O Estado foi escolhido para a primeira reunião da Comissão de Estudo Especial de Meliponicultora da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), promovida na sexta-feira (8) na sede da Secretaria da Agricultura, em Curitiba. A comissão foi constituída no dia 5 de fevereiro com o objetivo de criar as normas que envolvem a cadeia produtiva da meliponicultora.

Humberto Bernardes Júnior, engenheiro agrônomo do Departamento de Economia Rural (Deral) e secretário-executivo da Câmara Técnica, explicou que, com a regulamentação, o Estado saberá o número de criadores de abelhas sem ferrão e contribuirá com a comercialização dos produtos da meliponicultora.

“Hoje não temos muitos dados disponíveis porque não existe esse controle, mas sabemos que existem muitos criadores, alguns para a retirada do mel e outros apenas por hobby”, disse Bernardes. “Com a regulamentação no Estado, poderemos cadastrar os produtores, confirmar o número de caixas e espécies de abelhas, para traçar um perfil mais completo dessa atividade”, explicou.

Atualmente, apenas três empresas no Paraná têm a regulamentação da atividade para criar as abelhas e comercializar o mel. Duas empresas, de Prudentópolis e Ortigueira, obtiveram a regulamentação junto ao Ministério da Agricultura. E outra empresa, a Coopercriapa, de Antonina e Guaraqueçaba, conseguiu o registro junto à Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Apenas dois estados brasileiros – Bahia e Rio Grande do Sul – regulamentaram a atividade.

Três empresas podem criar as abelhas e comercializar o mel

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.