em

Controle biológico é eficaz no combate ao ácaro rajado

A Promip, empresa especializada em produtos biológicos e manejo integrado de pragas, anuncia uma solução no combate do ácaro rajado em plantações de tomate. Trata-se do Macromip Max, que contém o ácaro predador Phytoseilus macropilis, altamente especializado em encontrar e matar o ácaro rajado.

O grande diferencial do Phytoselius macropilis são suas características anatômicas. Com uma estrutura corporal muito eficiente para se locomover nas folhas do tomateiro, ele é capaz de alcançar a praga em qualquer região da folha. Dessa forma, existe um controle ativo, ou seja, o ácaro vai ao encontro dela para eliminá-la.

O Phytoselius macropilis ainda traz outras vantagens – ele se alimenta exclusivamente do ácaro rajado, elimina a praga em todas as suas fases de desenvolvimento, é capaz de predar entre 30 e 40 ovos ou ninfas por dia e não elimina resíduos, o que permite que ele seja aplicado mesmo em épocas de colheita, sem prejuízos ao consumidor final.

O controle do rajado em tomateiro é extremamente complexo. O uso de defensivos químicos para este fim tem baixa eficácia por conta da alta incidência de populações resistentes, fruto de décadas de uso indiscriminado de agrotóxicos. Além disso, há uma pressão cada vez maior da sociedade por uma agricultura mais limpa e sustentável. Assim, o controle biológico por meio do uso de inimigos naturais surge como uma opção relevante.

“Devido ao uso excessivo de acaricidas químicos, o ácaro rajado tornou-se resistente a diversas moléculas, o que dificulta o controle de pragas no cultivo de tomate. Neste sentido, o Macromip Max pode revolucionar o setor e melhorar a produtividade dos agricultores”, comenta Marcelo Poletti, CEO da Promip.

Até pouco tempo, o ácaro rajado era considerado uma praga secundária na cultura do tomateiro. Porém, hoje sua ocorrência tem causado perdas econômicas significativas em algumas regiões produtoras de tomate.

Produtor deve ficar atento ao desenvolvimento do tomate

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.