em

Primeira etapa da expedição indica recorde de produção

Após percorrer mais de 33 mil quilômetros no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná no último mês, os técnicos do Rally da Safra 2017 encerram a etapa de avaliação de lavouras de soja precoce. Diante do cenário encontrado nessa fase inicial da expedição, a Agroconsult revisou sua previsão para 105,3 milhões de toneladas, com perspectiva de alta – a ser confirmada com os resultados das próximas equipes do Rally. Nos Estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina bons volumes de chuvas durante o mês de fevereiro serão essenciais para confirmar as expectativas. “Fizemos em torno de 500 amostras de campo e mais de 70 visitas a produtores, sindicatos rurais, associações e entidades do setor durante as três primeiras equipes”, explica Valmir Assarice, analista da Agroconsult e um dos coordenadores do Rally da Safra. “As amostras e visitas confirmam o bom potencial produtivo da safra e os produtores estão muito otimistas com as primeiras áreas colhidas”, completa.

No Mato Grosso, foram percorridas as regiões Médio-Norte, Oeste e Sudeste, onde os relatos dos produtores e as avaliações de campo apontaram resultados muito superiores aos da safra passada. Nas áreas visitadas no Médio-Norte e no Oeste foram relatadas perdas pontuais com grãos ardidos pelo excesso de umidade. A ferrugem está presente, mas o controle foi feito pelos produtores. A incidência de lagarta está menor em relação à safra passada – os técnicos detectaram, porém, um percentual maior de lavouras nas quais há presença de antracnose e mancha-alvo. Já no sudeste do Estado, tanto as lavouras precoces quanto as mais tardias apresentaram excelentes condições. Ainda assim os produtores demonstraram apreensão com a previsão de que haverá vários dias consecutivos de chuvas em meados de fevereiro, quando 30% a 40% das lavouras estarão prontas para a colheita.

No Oeste do Paraná, as temperaturas mais baixas durante as noites de dezembro favoreceram o enchimento de grãos e alongaram o ciclo das plantas, retardando a colheita.

Amostras são coletadas em vários pontos

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.