em

Dia de Campo do Cescage tem cultivares de 9 empresas

O Cescage realizou na sua Fazenda Escola, em Ponta Grossa, o 13° Dia de Campo, com novidades nas áreas agrícola e pecuária. O evento recebeu mais de 500 visitantes, entre estudantes, profissionais do setor e produtores rurais.

Segundo o coordenador do curso de Agronomia, Jean Ricardo Olinik, o Cescage mantém parcerias com as principais empresas para mostrar novas cultivares de milho, soja e feijão. “Cultivares cada vez mais produtivas e resistentes a doenças”, explica. Máquinas e equipamentos agrícolas com tecnologias modernas e mais eficientes também foram foco do evento. Ao todo, nove empresas participaram do dia de campo, que aconteceu no sábado, 11.

O coordenador observa que o Cescage possui sua própria fazenda escola, o que permite que as aulas práticas aconteçam no campo. “Os alunos estão acompanhando desde o ano passado o que será apresentado hoje pelas empresas”, explica. Cada empresa participante mantém o seu campo demonstrativo na fazenda. “Tem ex-alunos nossos que hoje trabalham nestas empresas e estão aqui no dia de campo”, comemora.

A fazenda tem aproximadamente 90 hectares, sendo que cinco hectares são de área demonstrativa para eventos direcionados aos alunos e produtores. O dia de campo é realizado pelos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária.

Para o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e sócio-proprietário do Cescage, José Sebastião Fagundes Cunha, “o dia de campo é uma prestação de contas do que se faz o ano todo. Tudo o que foi pesquisado estamos trazendo para os pecuaristas e alunos”, diz.

Cunha lembra que a fazenda mantém uma parceria importante com Moacir Fadel envolvendo 300 vacas receptoras “e nós estaremos duplicando”, explica. Também foi adquirido animais como Dorper de Campo Verde e a fazenda trabalha com transferência de embriões de equinos.

O desembargador observa que na agricultura “as mais importantes empresas estão mostrando tecnologias de plantio, novas sementes”.

Cunha: “o dia de campo é uma prestação de contas”

Foto: Peterson Strack

Centro de Biotecnologia traz novas genéticas

No dia de campo, nas baias do Centro de Biotecnologia e Reprodução Animal – Cescage Genética, os profissionais apresentaram genéticas de animais de pequeno, médio e grande porte. Foram destaques diversas raças de cães, ovinos, caprinos, equinos, bovinos.

O Cescage Genética conta com mais de 800 animais. São em torno de 600 ovinos e caprinos, 80 bovinos, 20 cavalos de raça, além de dez cães.  Deste total, 120 são doadores de embriões dos principais rebanhos de genética do Brasil. Além das pesquisas o Cescage Genética comercializa embriões de raças geneticamente superiores de ovinos, caprinos, equinos e bovinos. (Das Assessorias)

 

Oportunidade para conhecer pesquisas

Presente no dia de campo, a estudante de Agronomia, Angela Mochinski, diz que a participação “é uma oportunidade de conhecer as pesquisas que podem ser realizadas no campo. A teoria das aulas não são suficientes para absorver tudo, por isso, a necessidade de participar deste evento”, comentou.

A acadêmica de Medicina Veterinária, Meiry Larissa Tertuliano, falou da expectativa de participar do evento. “Podemos ver animais de diversas raças e de várias cidades, com as explicações dos profissionais conseguimos atualizar os nossos conhecimentos”, disse.

O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira, que esteve presente no evento, disse que o campo necessita de pesquisas para aumentar a produtividade. “A ciência e a prática são fundamentais para o desenvolvimento das práticas no campo, esse estudo a disposição dos produtores geram rentabilidade”, falou. (Das Assessorias)

Cultivares de soja, milho e feijão contam com novidades

Foto: Peterson Strack

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.