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Ferrovias vão dar suporte a salto no transporte de grãos em 2017

O crescimento da produção brasileira de soja e milho anuncia um salto na movimentação de grãos em 2017 entre o interior do País e os portos marítimos. Com participação cada vez maior no transporte para exportação, a concessionária Rumo prevê incremento no volume de cargas ferroviárias, principalmente de Mato Grosso para o Porto de Santos (SP) e do interior do Paraná para o Porto de Paranaguá. Após dois anos de fortes investimentos em ferrovias, locomotivas e vagões, a empresa mostra-se preparada para atender a demanda crescente.

O transporte ferroviário vem acompanhando a evolução da produção agrícola. Em cada dez toneladas de produtos transportadas pela Rumo atualmente, sete são de grãos. A Companhia tem ampliado sua participação na movimentação de grãos para os portos marítimos.

“O ano de 2017 se apresenta como oportunidade de melhores resultados em virtude da perspectiva de crescimento do mercado e maturação dos investimentos que têm sido realizados”, disse o presidente da Rumo, Julio Fontana Neto. O crescimento da produção agrícola pauta o plano de negócios de longo prazo da empresa.

Em 2017, a produção de grãos volta à linha de crescimento traçada nas últimas décadas pelo Brasil. No último ano, o País registrou queda de 21% na produção de milho e de 1% na de soja, mas as previsões para a safra 2016/17 superam esses porcentuais.

Conforme a Conab, a produção de milho deve aumentar 31% e a de soja tende a crescer 11%.

Investimentos

Em 2016, a Rumo recuperou 472 km de ferrovias – incluindo trechos do tronco principal da Malha Paulista, por onde é exportada a produção agrícola de Mato Grosso. Houve aquisição de 65 novas locomotivas.

Rumo recuperou 472 km de ferrovias em 2016

Foto: Divulgação

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