O crescimento da produção brasileira de soja e milho anuncia um salto na movimentação de grãos em 2017 entre o interior do País e os portos marítimos. Com participação cada vez maior no transporte para exportação, a concessionária Rumo prevê incremento no volume de cargas ferroviárias, principalmente de Mato Grosso para o Porto de Santos (SP) e do interior do Paraná para o Porto de Paranaguá. Após dois anos de fortes investimentos em ferrovias, locomotivas e vagões, a empresa mostra-se preparada para atender a demanda crescente.
O transporte ferroviário vem acompanhando a evolução da produção agrícola. Em cada dez toneladas de produtos transportadas pela Rumo atualmente, sete são de grãos. A Companhia tem ampliado sua participação na movimentação de grãos para os portos marítimos.
O ano de 2017 se apresenta como oportunidade de melhores resultados em virtude da perspectiva de crescimento do mercado e maturação dos investimentos que têm sido realizados, disse o presidente da Rumo, Julio Fontana Neto. O crescimento da produção agrícola pauta o plano de negócios de longo prazo da empresa.
Em 2017, a produção de grãos volta à linha de crescimento traçada nas últimas décadas pelo Brasil. No último ano, o País registrou queda de 21% na produção de milho e de 1% na de soja, mas as previsões para a safra 2016/17 superam esses porcentuais.
Conforme a Conab, a produção de milho deve aumentar 31% e a de soja tende a crescer 11%.
Investimentos
Em 2016, a Rumo recuperou 472 km de ferrovias incluindo trechos do tronco principal da Malha Paulista, por onde é exportada a produção agrícola de Mato Grosso. Houve aquisição de 65 novas locomotivas.