em

FT Sementes comemora 45 anos com lançamento de cultivares

A FT Sementes comemorou seus 45 anos de fundação com um dia de campo na manhã de ontem. Mais de 600 produtores de nove estados brasileiros conferiram as últimas tecnologias em soja. Foram lançadas as cultivares FTR 4153 iPRO, FTR 3156 iPRO e refúgio FTR 2161 RR. O evento também teve homenagem aos primeiros agrônomos da empresa e ao fundador, Francisco Terasawa. As atividades foram acompanhadas por sojicultores do Paraná, Piauí, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, regiões onde a FT Sementes está presente com estações experimentais e equipe técnica.

De acordo com o melhorista de soja e diretor de pesquisa da FT Sementes, Maurício Terasawa, o dia de campo desta sexta-feira foi para mostrar as novidades e lembrar a história da empresa que conhece profundamente a realidade dos sojicultores de cada região produtora no País, o que permite o constante desenvolvimento de cultivares adaptadas a cada uma delas e resultados altamente satisfatórios.

O diretor recorda, por exemplo, que no Sul a FT Abyara mudou o patamar de produtividade na década de 80, com o rendimento chegando a 5 mil quilos por hectare. Hoje as lavouras comerciais com FT atingem de 6 a 7 toneladas por hectare.

A aceitação das cultivares de FT é crescente. “Do Uruguai até o Amapá”, diz. Esta presença explica a importância de “ter áreas de estação experimental e equipes de pesquisa para testar localmente e regionalmente as variedades”.

Pesquisa

Para lançar uma cultivar é preciso de cinco a sete anos de pesquisa. “Passa por um crivo de avaliação mais rigoroso porque o número de pragas e doenças não é o mesmo do passado, é outro, e as adversidades climáticas são mais severas”, explica.

Estações

Nas unidades demonstrativas no dia de campo os produtores receberam informações também sobre a importância do refúgio na soja intacta, melhoramento genético e desenvolvimento de melhorias de plantio. Empresas como Dekalb, Grap e Bayer estavam presentes. A Dekalb apresentou três híbridos de milho, enquanto a Grap falou sobre fertilizantes foliares e a Bayer sobre fungicidas.

 

Estações foram montadas para mostrar novidades aos produtores

Foto: Rodrigo Covolan

 

Produtor do Piauí tem FT em 100% dos 37 mil hectares

Em 1983, Cornélio Adriano Sanders, produtor do Piauí, passou a plantar soja da FT Sementes. De lá para cá, o que viu foi o crescimento das suas áreas plantadas e os resultados com as variedades.

Hoje o produtor tem 100% da área comercial com FT. São 37 mil hectares com soja. E não é só. Em Minas Gerais ele possui uma fazenda com 2,6 mil hectares, onde a FT também está presente.

Na Fazenda Progresso, na região de Sebastião Leal, Sul do Piauí, ele já chegou a colher 80 sacas de soja por hectare. Já em Minas, na Fazenda Ouro Branco, “as áreas são mais velhas e chega a 70 sacas”, conta o produtor.

Cornélio esteve ontem em Ponta Grossa para comemorar os 45 anos da FT Sementes e homenagear o fundador, Francisco Terasawa.

Quem também está otimista com os resultados das safras é o produtor, Irapuã Taques Fonseca. Ele explica que planta com as variedades da FT por ser uma “empresa de melhoramento, situada na região, que conhece bem as condições e consegue produzir variedades bem adaptadas ao solo e clima”, o que garante alta produtividade nas lavouras.

Cornélio utiliza variedades da FT Sementes desde a década de 80

Foto: Rodrigo Covolan

 

Confira os lançamentos de soja da FT Sementes

FTR 4153 iPRO

Alto potencial produtivo

Estabilidade

Hiperprecoce

Grupo de maturação = 5.3

 

FTR 3156 iPRO

Alto potencial produtivo

Sistema radicular agressivo e vigoroso

Superprecoce

Excelente para plantio no cedo

Grupo de maturação = 5.6

 

FTR 2161 RR

Alto potencial produtivo

Superprecoce

Excelente para plantio no cedo

Grupo de maturação = 6.1

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.