em

Feijão-tigre será lançado no V Fórum do Feijão

Um dos principais objetivos do Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe) é o incentivo a pesquisa e a diversificação de cultivares. No V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais um dos grandes lançamentos será o Feijão-tigre, desenvolvido pelo Instituto  Agronômico de Campinas (IAC). Com um ciclo menor e maior resistência, esse novo Feijão promete ser uma alternativa para os produtores brasileiros, inclusive para a exportação.

O Feijão-tigre foi desenvolvido por meio de cruzamentos envolvendo cultivares americanas, que já apresentavam tegumento Pinto Beans, com cultivares brasileiras de tegumento Carioca. As cultivares americanas foram adaptadas para as condições brasileiras. O Feijão desenvolvido pelo IAC apresenta ciclo semi-precoce e leva em torno de 85 dias entre a semeadura e a colheita.

Responsável pelo desenvolvimento, o pesquisador científico do IAC, Alisson Fernando Chiorato afirma que esse cultivar pode ser plantado desde o Sul até o Centro-oeste brasileiro, considerando os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O custo de produção por hectare será o mesmo do Feijão-carioca, em torno de R$3.500,00.

“Essa é uma nova oportunidade de cultivo para o agricultor além do Feijão-carioca. Para que o Feijão-tigre tenha um bom aceite comercial, deverá ser criada uma forte cadeia para assegurar a qualidade da semente e dos campos de produção a serem desenvolvidos”, declarou Chiorato.

A cultivar será lançada no V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais e começará a ser difundida a partir de setembro deste ano. Em junho será semeado o primeiro campo multiplicador de sementes. A partir de setembro iniciará a comercialização junto aos agricultores com sementes em quantidades suficientes.

FÓRUM

O V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais acontece em Campinas, São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumfeijao.com.br. No site do Fórum os interessados encontram ainda informações sobre as últimas edições, contatos de hospedagem, além da programação completa.

 

Produtores querem divulgação do feijão-tigre

Foto: Divulgação

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.