em

Purunã: de Ponta Grossa para o Brasil

Desde 1982, a Fazenda Modelo da Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em Ponta Grossa vem estudando o desenvolvimento de uma raça para a pecuária de corte. Na última semana de abril, o Purunã obteve o tão aguardado reconhecimento do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Paraná tem sua primeira raça bovina.

Para o zootecnista e doutor em Produção Animal no Iapar, José Luiz Moletta, este reconhecimento é de grande importância para o Estado e para o Iapar. “Nós somos o único órgão público estadual do Brasil que fez uma raça de gado de corte. Por se tratar de um trabalho de 36 anos de pesquisa, de seleção, de melhoramento, de desenvolvimento, existe importância muito grande para nós como cidadãos paranaenses, como Estado e instituto”, comemora.

A importância também é para os criadores, que passam a ter uma raça registrada. “Muitos perguntavam se era raça, se tinha registro. Isto é a consolidação de um trabalho de um órgão público do Estado destinado ao setor produtivo. Estamos transcendendo as fronteiras do Paraná, colocando o Purunã em outros estados. Já temos centrais para coleta de sêmen para multiplicação da genética e isto tem uma importância muito grande para o Paraná, mostra a seriedade do trabalho que foi feito e é reconhecido hoje pelo Ministério”, diz.

Rebanho

O rebanho é de 3.500 cabeças de animais registrados no Mapa. “Este rebanho é o que precisa para poder oficializar o registro. Tinha muitos criadores que não estavam registrando porque não havia registro oficial, agora a intenção é ir até os criadores para que façam o registro e com isto esperamos em dois, três anos, ter em torno de 10 mil matrizes nestes criadores”, fala. “E esta também é uma importância, abre as portas para ampliar o rebanho bem mais rápido do que o conseguido até então”, completa.

Raça

O Purunã é originário do cruzamento do Charolês com Caracu e do Abedeen Angus com Canchin. A nova raça é rústica e adaptável às diferentes condições de criações.

Os estudos se iniciaram no ano de 1982 e em 1995 o material genético para a raça com precocidade sexual, adaptável às regiões, que originasse um bom terneiro e carne de qualidade, estava pronto. Em 2011 o Iapar começou a divulgar a raça para efeito de registro no Mapa.

Raça Purunã terá rebanho ampliado com reconhecimento do Mapa

Foto: Fábio Matavelli

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.