em

DC publicará suplemento especial sobre a safra nos Campos Gerais

No próximo dia 24 de junho, os leitores do jornal DIÁRIO DOS CAMPOS terão acesso ao Caderno Safra 2016/2017, uma publicação com reportagens especiais sobre o plantio e a colheita de grãos de verão e inverno na região. A previsão é que os produtores colham mais de 7,4 milhões de toneladas, entre soja, milho, feijão e trigo (em fase de plantio).

No País, a última projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada no dia 8 de junho, aponta para uma safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, até o final deste ano, de 238,6 milhões de toneladas, ou seja, 29,2% maior do que a obtida em 2016, que havia sido de 184,7 milhões de toneladas.

Já a Companhia Nacional do Abastecimento (Conab), naquele mesmo dia, estimou uma safra recorde de 234,3 milhões de toneladas, com aumento de 25,6% (47,7 milhões de toneladas) em relação à safra passada.

O caderno especial trará também informações sobre o novo Plano Agrícola e Pecuário, que entrará em vigor a partir de julho, com recursos da ordem de R$ 190 bilhões e juro cerca de 1% mais baixo, passando de 9,5% ao ano para 8,5% ao ano. Para a agricultura familiar estão garantidos R$ 30 bilhões, com manutenção das taxas de juros.

Já o setor bancário faz um levantamento do volume de recursos disponibilizados para custeio e investimento nesta safra e apresenta números que ainda podem ser acessados através do Plano Safra 2015/2016, em vigência.

O suplemento traz ainda uma entrevista exclusiva com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Blairo Maggi, sobre a safra recorde e a infraestrutura necessária para escoamento. O ministro esteve em Castro no dia 1° de junho, onde falou sobre a necessidade de agregar valor ao milho e incentivou o uso do excedente para a produção de etanol. Ele palestrou no Fórum Mais Milho.

A publicação poderá ser acessada na íntegra pelos assinantes do DIÁRIO DOS CAMPOS, através do site do DC (www.diariodoscampos.com.br), bem como os textos estarão na edição impressa do próximo sábado, data em que circulará o caderno.

Caderno Safra traz balanço da atual safra de grãos

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.