em

Plataforma pioneira no Brasil viabiliza receituário agronômico via web

Novas tecnologias e desenvolvimento de softwares voltados especificamente para o setor agropecuário estão mudando o dia a dia do produtor no campo. Uma dessas inovações, a plataforma para a emissão de receitas para uso de agrotóxicos com assinatura digital, permitirá o envio eletrônico desse documento tanto para o usuário como para o estabelecimento comercial.

 

O desenvolvimento do software, demandado pela Frísia em fevereiro de 2016, vem sendo acompanhado pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), responsável pela fiscalização do comércio e uso de agrotóxicos no Paraná. A plataforma será lançada nesta quinta-feira, 8 de junho, às 17h, na sede da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), em Curitiba.

 

A assinatura digital e a transmissão eletrônica da receita favorecem o trabalho do profissional que efetivamente presta assistência ao cooperado, que vai ganhar tempo e segurança com a implantação do sistema.

 

Berenice Los, coordenadora de Tecnologia da Informação da Frísia, que participou ativamente do processo de criação da ferramenta, explica que a dificuldade enfrentada durante muito tempo está prestes a terminar com esse facilitador, que está ainda em fase inicial de implantação. “Nesse momento, estamos disponibilizando o programa para utilização via portal do cooperado, mas o segundo passo é lançá-lo em forma de aplicativo para mobile”, explica.

 

Segundo Adriano Riesemberg, diretor de Defesa Agropecuária da Adapar, a plataforma está sendo utilizada, nessa primeira etapa, pela Frísia, mas em breve estará normatizado e disponibilizado para todo o Brasil. “Estamos aplicando o conceito de que a receita somente se justifica com a efetiva atuação do profissional que a prescreve. Esse sistema veio para facilitar o bom trabalho da assistência técnica e regular ainda mais o uso de agrotóxicos”, conta. “ É uma inovação para ser seguida não só no Paraná, mas em todo o Brasil”, conclui Riesemberg.

 

Para o coordenador Agrícola da Frísia, Angelo Márcio Vieira, o processo do receituário com assinatura digital permitirá uma maior eficiência de gestão do tempo e planejamento nas lavouras. “A assinatura digital será uma ferramenta que permitirá ganho de tempo, pois durante a visita o diagnóstico é feito e a recomendação já pode ser emitida via celular, para que no escritório do agrônomo ou no local de retirada do defensivo, ou ainda no escritório da fazenda, a receita já seja recebida e impressa. Para o cooperado, da mesma forma: evitará deslocamento até o escritório do agrônomo para pegar o receituário, ganhando tempo, principalmente quando a aplicação de defensivos é urgente”, explica.

 

Divulgação
Projeto-piloto desenvolvido para a Frísia Cooperativa Agroindustrial estará disponível para prescrição de receitas com assinatura digital

 

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite, carne e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; a diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e a alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.