em

Entidades querem expandir produção de peixe na região

A Associação dos Aquicultores dos Campos Gerais, o Sindicato Rural de Ponta Grossa e o Instituto Águas Paraná participaram na última quinta-feira de um encontro com foco na piscicultura. A reunião, na Associação dos Engenheiros e Agrônomos dos Campos Gerais (AEACG), contou com duas palestras sobre o tema.

Para falar sobre outorga, uso e concessão de água para a piscicultura, as entidades trouxeram ao Município o engenheiro de Pesca, Robert Gordon Hickson, do Águas Paraná. Já a licença para atividade de aquicultura foi assunto para o também engenheiro de Pesca, Taciano Cesar Freire Maranhão, do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) de Toledo.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto, o mercado de peixe na região ainda é muito pequeno, porém há como aumentar. “O nosso produtor vem trabalhando de modo amador e queremos que mude para uma situação mais profissional”, diz.

Ele defende que a atividade é mais uma fonte de renda, no entanto considera que é preciso desmitificar o trabalho, que não tem custo de implantação alto e pode ser feito em módulo bem menor que a pecuária.

Quanto ao mercado, Gustavo afirma que existe abertura. “O Brasil vem aumentando o consumo de peixe e a hora que tivermos produção e estrutura de abate, conseguiremos colocar no mercado”, fala.

Ele cita a localização geográfica de Ponta Grossa e compara a Toledo, um dos principais produtores de peixe no Paraná. “Estamos muito mais próximos de Curitiba”, observa.

Para o presidente da Associação dos Aquicultores dos Campos Gerais, Osmar Zoldan, o produtor que quer iniciar na atividade precisa se ater à legislação. “Ele quer fazer o tanque, quer se profissionalizar, se adianta e faz errado. Tem que seguir a legislação”, alerta.

Osmar comenta que o produtor está mais interessado na atividade porque está vendo o consumo de carne branca aumentar no País. Outro foco está no fato de ser uma alternativa de renda e uma forma de dar uso a água na propriedade rural. “Muitos pensam em drenagem ou fechar nascente e não precisa. Pode fazer um tanque de peixe”, defende.

Serviço

O produtor que quiser mais informações sobre a legislação e como iniciar na piscicultura pode procurar a Associação dos Aquicultores ou o Sindicato Rural, através do telefone 3222-4945.

 

 

Palestras sobre piscicultura atraíram produtores da região

Foto: Fábio Matavelli

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.