em

Nutrição pode comprometer metabolismo dos equinos

Todos os nutrientes têm participação crucial para o bom funcionamento do organismo dos cavalos. A alimentação inadequada pode alterar de forma negativa as ações de alguns genes e comprometer o metabolismo do animal, tornando-o mais suscetível a doenças, ao estresse e ao baixo desempenho. Por este motivo, o ideal é ter uma dieta balanceada.

Para aprimorar o nível da qualidade alimentar, a ciência da nutrição revolucionou e criou a nutrigenômica ou genômica nutricional, que consiste em avaliar a interação dos alimentos x genoma. Ou seja, permite esclarecer melhor o mecanismo de ação das substâncias biologicamente ativas contidas nos alimentos e seus efeitos no genoma – informação hereditária de um organismo que está codificada no ácido desoxirribonucleico (DNA) – que carrega informações genéticas – e/ou em alguns vírus, no ácido ribonucleico (RNA) – responsável pela síntese de proteínas da célula.

Em outras palavras, a nutrigenômica veio para aumentar o potencial da alimentação animal e com ela é possível, sim, se antecipar a quaisquer ações ofensivas do organismo para prevenir doenças futuras.

Mas como isto acontece? É realizado um mapeamento do genoma do equino, de acordo com o sexo, raça, padrão genético, espécie, etc, onde é identificada a ação direta ou indireta de cada nutriente nos códigos genéticos, que podem se manifestar em uma determinada fase da vida do animal, de uma forma positiva ou negativa.

Após constatar geneticamente todos os benefícios e malefícios de certos nutrientes no organismo do cavalo, é possível proporcionar o melhor desempenho e aperfeiçoar o desenvolvimento do rebanho.

Com o objetivo de estimular todo o potencial genético dos equinos, a Guabi Nutrição e Saúde Animal remodela toda a linha Equitage e Guabitech e recebe o selo GEN – Genômica Nutricional Guabi – que identifica a aplicação de aditivos nutricionais diferenciados e consolida a aliança com a Alltech, uma das mais conceituadas empresas do setor.

Nutrigenômica veio para aumentar o potencial da alimentação animal

Foto: Arquivo

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.