em

Novo sistema agiliza análise do Cadastro Ambiental Rural

O Paraná passa a contar com o sistema GeoSicar para agilizar a análise dos cadastros das propriedades rurais junto ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). O sistema, desenvolvido pelo Instituto Ambiental do Paraná e Simepar, foi apresentado na solenidade em que o governador Beto Richa lançou novas ações de sustentabilidade ambiental no Estado. “As ações e avanços conquistados diariamente pelo Paraná são revestidos de muita qualidade”, afirmou o governador.

Ele destacou a integração entre as secretarias de Estado e entidades representativas de classe na efetivação dos projetos de proteção ambiental. “O trabalho integrado tem sido o grande responsável pelo alcance dos nossos objetivos. Hoje quase 100% da área passível de cadastramento já está efetivada e isso mostra a preocupação do Estado do Paraná na proteção de nossos recursos”, disse.

Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, o GeoSicar Paraná complementará as ferramentas do sistema Sicar fornecido pelo Governo Federal, que auxilia no planejamento ambiental e monitoramento da vegetação nativa, previsto pelo Novo Código Florestal. O novo sistema do Paraná será interligado ao Sistema de Gestão Ambiental (SGA), utilizados atualmente pelo IAP para licenciamento e monitoramento ambiental.

“Ele permite que analisemos se há inconstância de dados em todos os cadastros do Sicar. Também proporciona uma análise específica da propriedade sobre as necessidades de reposição florestal e áreas de manancial”, explicou o presidente do IAP.

Mapas

O GeoCicar Paraná libera a sobreposição de mapas, imagens de satélite e bases de dados com informações como hidrografia, topografia, declividade, unidades de conservação estaduais e federais, áreas indígenas, áreas prioritárias para conservação, áreas prioritárias para a recuperação, corredores de biodiversidades, bacias hidrográficas, regiões fitogeográficas e várias imagens de satélite com a cobertura florestal do estado em diferentes períodos (anos). “O GeoSicar auxiliará o nosso trabalho de recomposição de matas ciliares e o produtor poderá projetar sua propriedade de acordo com suas culturas”, afirmou Mossato.

 

Secretários e diretores de entidades acompanharam a apresentação junto com Beto Richa

Foto: Divulgação

 

 

 

Fundo disponibiliza R$ 18 milhões

O GeoCicar e demais ações do Governo do Estado para as análises dos Cadastros das Propriedades Rurais garantiram que o Paraná se tornasse o único estado fora do bioma da Amazônia a obter recursos do Fundo Amazônia, administrado pelo BNDES. O fundo disponibilizou R$ 18 milhões para execução do GeoSicar no Paraná.

No projeto estão previstos recursos para análise do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e para auxiliar no cadastramento de povos e comunidades tradicionais, como quilombolas, faxinais e indígenas. Hoje, o Paraná possui 376 mil imóveis rurais cadastrados e cerca de 15 milhões de hectares, ou seja, 98,7% da área passível de cadastramento. “Com o número de propriedades rurais cadastradas no CAR é possível ter uma visão exata da situação das florestas do Paraná”, afirmou diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Raimundo Deusdará Filho.

 

Cadastro é registro eletrônico obrigatório

O Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório criado pelo Código Florestal (Lei nº 12.651/2012) e tem o objetivo de ajudar na identificação e na integração das informações, contribuindo para a regularização ambiental das propriedades rurais no País. O cadastramento no CAR deve ser feito por proprietários rurais até 31 dezembro de 2017.

O CAR e os sistemas complementares são ferramentas importantes para auxiliar no planejamento do imóvel rural e na recuperação de áreas degradadas. Através deles é possível fomentar a formação de corredores ecológicos e a conservação dos demais recursos naturais, contribuindo para a melhoria da qualidade ambiental.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.