em

Feira leva tecnologia digital ao homem do campo

 

Secretária virtual foi uma das atrações na Digital Agro

Foto: Rodrigo Covolan/Divulgação

 

O mês de setembro foi marcado pela realização da maior feira de tecnologia digital da América Latina. A Digital Agro aconteceu nos dias 21 e 22 e atraiu cerca de 5 mil visitantes. O público buscava novidades aplicáveis ao campo para elevar a produtividade e reduzir perdas.

Realizado pela Frísia Cooperativa Agroindustrial, no anexo do Parque Histórico de Carambeí, a Digital Agro trouxe aos profissionais do agronegócio a possibilidade de discutir temas como automação e robótica, monitoramento e sensoriamento e temas ligados a gestão e sucessão familiar no campo. Painéis foram promovidos pelos principais nomes da tecnologia digital.

Para o superintendente da Frísia, Emerson Moura, “os painéis atenderam ao público, que se manteve até o fim de todos eles, inclusive com discussões com as startups, que tiveram muita importância no evento”.

Emerson avalia que a programação da feira cumpriu o seu papel, aproximando o produtor das ferramentas digitais de produção. “A Digital Agro foi um sucesso. O produtor teve a possibilidade de ver a tecnologia ao vivo. Antes, ele tinha criado o conceito de que a tecnologia digital não era para ele, mas a feira quebrou esse paradigma”, diz.

O diretor editorial da StartAgro (projeto de conteúdo multiplataforma voltado ao agronegócio), Luiz Fernando Sá, acredita que a  feira tem potencial para ser referência em tecnologia e agricultura digital. “Ela foi muito bem organizada. A Digital Agro nos permitiu trazer conteúdo e debates para perto do produtor”, destaca Sá. “Existem muitas feiras, mas em locais onde o produtor não tem acesso. E o produtor tem uma expectativa alta em relação a tecnologias, mas desde que elas sejam simplificadas”, completa Sá.

Tecnologia

O protótipo de um trator movido a biometano da New Holland chamou atenção dos visitantes, que viram a possibilidade da independência energética. A previsão é que o trator esteja no mercado até 2020 e revolucione a forma de produzir energia no mundo. Diretor de Marketing de Produto da New Holland, Eduardo Kerbauy, explica que o biometano é produzido a partir de dejetos de animais, biomassa, entre outros resíduos considerados passivos ambientais.

 

Renato Greidanus, diretor-presidente da Frísia, fez a abertura da Digital Agro

Foto: Arquivo/Fábio Matavelli

 

 

Startups do agronegócio apresentam inovação

Os visitantes da Digital Agro tiveram a oportunidade de conversar com integrantes de várias startups que participaram como expositores. Elas mostraram novidades na área da inovação aos produtores rurais.

Para Pedro Dusso, CEO da Aegro Informática, empresa com expertise em gestão e otimização de produção agrícola, o gerenciamento dos custos de produção é a principal preocupação dos produtores. “O Digital Agro demonstrou que não existem pequenos produtores, apenas pequenas propriedades e com gestão e eficiência essas pequenas propriedades podem ser extremamente rentáveis”, avalia Pedro, que apresentou o software da empresa, ferramenta que permite ao produtor visualizar todos os procedimentos da propriedade para a tomada das melhores decisões e que tem ajudado os produtores e consultores do Brasil no gerenciamento. “Durante o evento, fechamos duas contas com produtores da região, e pelo menos outros 20 saíram de lá com uma conta teste, com a possibilidade de fecharmos nas próximas semanas”, comemora.

Produtividade

O coordenador de Marketing e Comunicação da Frísia Cooperativa Agroindustrial, Luciano Tonon, destaca que a Digital Agro trouxe tecnologias que permitem a redução de perdas e maior produtividade com menor custo.

 

Pedro Dusso e André Abrantes nos estandes da Digital Agro

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.