em

IBGE dá início ao Censo Agropecuário 2017

de o dia 2 de outubro, cerca de 19 mil recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão a campo para levantar informações sobre a estrutura, a dinâmica e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. É o Censo Agropecuário 2017, principal investigação estatística e territorial sobre a produção agropecuária do país.

A coleta de dados será feita nos 5.570 municípios do Brasil até fevereiro de 2018. Somente no Paraná serão 1.350 recenseadores, para a cobertura de cerca de 372 mil empreendimentos agropecuários. Os resultados devem começar a ser divulgados pelo IBGE em meados de 2018.

O questionário a ser respondido pelos produtores rurais traz perguntas a respeito da área do estabelecimento, número de pessoas ocupadas, utilização de maquinário, emprego de irrigação e uso de agrotóxicos, dentre outros temas.

O Censo Agro é importante porque propicia um conhecimento mais detalhado sobre o setor rural brasileiro. Os resultados subsidiam a formulação e avaliação de políticas públicas, estudos acadêmicos, projetos de instituições de pesquisa e decisões quanto a investimentos públicos e privados.

As informações obtidas junto aos produtores rurais são utilizadas única e exclusivamente para fins estatísticos, jamais sendo passadas para outro órgão do governo ou empresa privada. Quando os resultados são divulgados, a individualidade e a identidade dos informantes é preservada.

Coleta de informações será em 372 mil propriedades rurais

Foto: Arquivo

 

Produtor e recenseador: uma parceria necessária

Para que Censo Agropecuário seja um retrato fiel da realidade e possa contribuir verdadeiramente para a tomada de decisões sobre o rural brasileiro, é necessário que os produtores colaborem com a pesquisa, atendendo bem aos recenseadores e fornecendo informações corretas sobre a propriedade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.