em

Produtores de mudas aumentam em 20% a produtividade

Ter uma produção rural com plantio de uma ou de diversas culturas não é uma tarefa fácil. O desafio é grande e ter conhecimento do negócio como um todo é fundamental, para que tenha rentabilidade e sucesso na produção.

Cada negócio rural possui necessidades específicas que interferem na atividade como pragas nas plantações, falta ou excesso de chuva, compra de insumos excessivos, entre outros. Para ter êxito em qualquer negócio é imprescindível fazer um planejamento estratégico: estudo de mercado; principais concorrentes; tecnologias disponíveis – equipamentos ou novos métodos de plantações; entre outros.

Vamos a um “case” de uma importante empresa produtora de mudas no interior do estado de São Paulo, que conta com cinco hectares produtivos. Atualmente, eles fornecem mudas para São Paulo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Mato Grosso do Sul.

No mercado desde 1999, a produção anual de mudas chega a 1 milhão: 80% corresponde às mudas de café; 19% às florestais (eucalipto, mogno africano, acácia mangium e cedro australiano) e as ornamentais (sansão do campo e jambolão) são responsáveis por somente 1% da produção.

Os produtores tocavam o negócio, mas não tinham em mãos o real lucro da fazenda. “A empresa estava indo bem, mas faltavam informações importantes, para que pudessem evoluir no negócio. Não tinham o real custo de produção; nem processos de formação de preços e análise de desempenho da produção. Com a ausência destes dados, os produtores não investiam em novos equipamentos e expansões”, comenta o diretor-presidente da innovativa, Carlos Macedo.

Para melhorar o desempenho da fazenda, a innovativa desenvolveu uma ferramenta para gerir os custos, preços, vendas e forecast. Os resultados foram fantásticos. A fazenda aumentou em 20% de sua produtividade e rentabilidade nas mudas de café, principalmente, e as perspectivas para 2018 podem alcançar 20% de acréscimo na produtividade, se as condições econômicas forem favoráveis.

 

Produção anual de mudas chega a 1 milhão

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.