Autoestima
A insegurança é o efeito que um profissional tem de sentir que não é capaz de responder a uma determinada atividade no futuro. Logo, insegurança está diretamente ligada a quanto eu sei que sou capaz de resolver uma determinada situação. Quando um chefe tem problemas para repassar as informações que recebe da alta gestão, não estamos falando de insegurança. Estamos falando de autoestima, que é a capacidade que um profissional tem de olhar para o espelho e entender se é um bom profissional ou não, se deve ou não se orgulhar daquilo que vê no espelho.
Elevar
Por isso, é importante que os membros de uma equipe entendam que é justamente elevando a autoestima da sua chefia que conseguirão fazer com que essa mesma chefia partilhe mais informações não porque se sente insegura, mas principalmente porque se sente com a autoestima alta. Quando uma chefia tem problemas de autoestima em relação ao seu cargo, automaticamente a sua insegurança sobe, e quando a insegurança sobe algumas pessoas tentam tornar a chefia mais segura, quando na verdade o problema é autoestima.
Contribuir
A recomendação é relativamente simples para os profissionais. Procure analisar quais são os gatilhos, quais são os fenômenos, quais são os efeitos que melhoram a autoestima do seu chefe. Isso não quer dizer ser bajulador, mas ao contrário, significa contribuir para que o seu chefe se sinta bem e automaticamente todos na equipe acabem tendo acesso a um maior volume de informações porque o chefe ao ter a autoestima alta terá a insegurança baixa, e consequentemente não terá problemas para partilhar todas as informações que recebeu da alta gestão. Pense nisso!