em

Ponta Grossa e suas 191 contradições

Emerson Pugsley

Mais um aniversário de nosso município chegando. Todos preparando-se para os momentos comemorativos. É hora de relembrar o hino da cidade, visualizar a bandeira de cor azul, tão bonita e de beleza ímpar, hasteada nos mastros dos prédios públicos.

Todos em direção para a Avenida Vicente Machado, pois teremos o tradicional desfile, envolvendo as diferentes instituições públicas e privadas. Desde as criancinhas até os mais idosos, o envolvimento é total. Alguns inclusive, veteranos de guerra que aqui residem. As diferentes bandas e fanfarras dando o tom para a festa.

São 191 anos de um povo lutador, o qual muitas vezes grita, não fica conformado. Pena que seus gritos são abafados, esquecidos.

Dos grandes edifícios em construção, das exposições as quais enfeitam o centro da cidade, dos parques fantasmas, dos acidentes de trânsito constantes, das estatísticas preocupantes. Nos destacamos como mau pagadores do IPVA, na criminalidade, na penitenciária modelo, nas noitadas quentes literalmente, onde jovens matam jovens, onde a luz caminha ao lado das trevas.

Lembramos agora, de todas aquelas pessoas, anônimos e famosos, os quais aqui passaram e construíram esta cidade. Se hoje temos ruas, alguém chegou antes para abri-las em meio ao pó e pedras. Se temos construções e indústrias, alguém precisou suar a camisa para colocá-las em pé nos seus alicerces.

Também dos nossos eternos problemas, como a questão do lixo e do terro descontrolado do Botuquara, da tão discutida e controversa festa do chope escuro, da Avenida München e suas facadas e tiroteios. Isto, sem falar nos pobres e frágeis bebês, os quais muitas vezes morrem, sem atendimento de qualidade. É a saúde municipal, caminhando direto para o Pronto Socorro.

Estamos na vitrine mundial, com os nossos banheiros transparentes, monumentos esquisitos e outros não compreensíveis. Ainda não conseguimos dar uma utilidade para a Arena Igreja. Com suas falhas estruturais, a mesma é mais um elefantinho branco apenas.

Também nos destacamos na área da habitação. Quantos novos condomínios sendo instalados, alguns de muito luxo e beleza. Outros bem simples. E ainda, daqueles moradores de ruas, os quais têm como cobertor nas noites frias, apenas um pedaço de papelão e um cachorro pulguento.

Terra do frio e do calor, das secas e das chuvas intensas, do rio e das cachoeiras, da abundância e da escassez de recursos. Do menino do’ pé grande’, o qual nos emociona até hoje, pois nunca tinha utilizado um calçado.

Do pré até as universidades e novas faculdades, das escolas públicas e particulares e dos cursos técnicos. É a profissionalização de um povo lutador, buscando os meios pela sobrevivência cotidiana.

São 191 anos de vida. Teremos muitos anos pela frente, para que com fé e esperança, possamos trilhar o caminho da igualdade social e do respeito a população que aqui reside. Parabéns Ponta Grossa!

 

 

Emerson Pugsley, cidadão ponta-grossense

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.