em

MANTENHA AS PORTAS ABERTAS

Uma prática saudável em todas as esferas de nossas vidas é a de manter as portas abertas nos locais por onde passamos. Escolas, empresas, igrejas, projetos, rodas de amizade, enfim, em todas as coisas que você estiver envolvido, tome o cuidado de deixar aberta uma passagem depois de você. Dessa forma, se algum dia precisar voltar será bem recebido, mas se não precisar poderá abrir caminho para alguém em seu lugar. A porta aberta é um convite e um reconhecimento, de que você chegou, realizou, evoluiu e deixou saudades.

Sem, é importante evoluir e deixar saudades. A evolução mostra que você foi capaz de aprender muito enquanto esteve por lá, e com esse aprendizado foi capaz de fazer muitas e grandes coisas, deixando um legado tão grande que sentem sua falta.

Não raro escuto nas organizações por onde transito que na época do fulano a empresa funcionava assim, na época do beltrano a empresa funcionava assado. É bastante gratificante ver que sua passagem agregou valor ao lugar e, principalmente, às pessoas que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com essa pessoa.

EVOLUÇÃO

A sua passagem em um determinado lugar permite que você promova a evolução das pessoas ao seu redor e vice-versa. Essa evolução será proporcionada pela história de vida, o capital intelectual, os modelos mentais e a experiência de cada indivíduo. Se o seu comportamento permitir que haja troca entre você e seus colegas de caminhada, ao final do processo todos terão evoluído. Mas ao contrário, se o comportamento de um não permitir essa troca, todos perderão, principalmente o ambiente onde as pessoas convivem, que passará por uma involução e atrairá pessoas com esse perfil.

ÉPOCA DE CRISE

Falar que nosso país é um nervo exposto no que diz respeito à ordem e ao progresso é redundância. E os principais atingidos pela locomotiva desgovernada da nossa classe política é o povo trabalhador. Nas épocas de crise, onde são escassas as oportunidades de trabalho, é que se percebe o quanto é importante que as portas estejam abertas, pois você pode precisar voltar sobre os seus passos e reencontrar com velhos companheiros. E se a porta estiver fechada para você? Muitas vezes não se percebe o valor que cada trabalho tem na sua vida e quando troca de emprego, toma medidas impensadas que farão com que não seja mais bem-vindo. Falar mal do local e das pessoas. Entrar com ações trabalhistas injustas, ser antiético com as informações a que tinha acesso na empresa anterior, ou simplesmente se recusar a repassar o conteúdo do seu trabalho para a pessoa que ficará no seu lugar, são alguns exemplos de atitudes que fecham as portas permanentemente para você e qualquer pessoa de seu relacionamento. Por isso, análise sempre se o que você fará ao sair de uma empresa é justo, ético e honesto. Se os três adjetivos fizerem parte da ação sua ação, então vá e faça, mas se um ou mais deles não estiver presente na ação, não faça, pois ela fechará as portas do local para você.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.