em

Aliel e Aldo

O deputado federal Aliel Machado (PCdoB) se reuniu na terça-feira em Brasília com o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, correligionário de Aliel. Durante a conversa o parlamentar apresentou algumas demandas das Universidades do Paraná. O ministro Aldo Rebelo, que é do mesmo partido do deputado Aliel, pode conhecer um pouco mais sobre a realidade das instituições paranaenses e se comprometeu, a convite do deputado, a visitar Ponta Grossa em breve. A expectativa é que a vinda do ministro seja na semana de 17 a 21 de agosto, quando a UTFPR realiza a Semec – Semana Acadêmica de Mecânica.

 

Abertura

Na sessão plenária de quarta-feira (15) da Assembleia Legislativa do Paraná o deputado Missionário Ricardo Arruda (PSC) apresentou um requerimento solicitando a abertura das reuniões da Comissão de Ética e Decoro para que a imprensa possa acompanhar as reuniões e os trabalhos que apuram o processo que envolve o deputado Nelson Justus (DEM). Durante a sessão, o parlamentar disse que já realizou algumas diligências. “Conversamos com  o procurador geral Gilberto Giacoia, do Tribunal de Justiça e com o desembargador Guilherme Freire Teixeira, a fim de colher informações”, concluiu Arruda.

 

Brasília

A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, foi a Brasília nesta semana para articular apoios à atração de um vôo internacional, sem escalas, ligando Foz do Iguaçu à Itália. Na terça e quarta-feira Cida se reuniu com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha; o presidente da Embratur, Vicente Neto; o embaixador da Itália no Brasil, Raffaele Trombetta; o coordenador da bancada paranaense no Congresso, deputado João Arruda; e deputados federais do Estado. “Iniciamos as negociações com a companhia aérea Alitalia há um mês e precisamos do apoio de todas as esferas”, disse Cida.

 

Pacto federativo

O governador Beto Richa (PSDB) defendeu ontem, na reunião do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em Campo Grande (MS), um novo pacto federativo. O mesmo pleito foi defendido pelos governadores de Santa Catarina, João Raimundo Colombo (PSD); do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), e do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori (PMDB). “Cabe aos estados do Sul um esforço conjunto para levar o pleito de um novo pacto federativo ao governo federal. Na verdade, esse é um pleito de todos os estados”, ressaltou o governador paranaense.

 

Pédagio

O deputado estadual Péricles de Holleben Mello (PT) declarou sua posição contrária à prorrogação das concessões de rodovias do Paraná,em seu pronunciamento nesta quarta-feira, na Tribuna da Assembleia Legislativa, e lembrou que a CPI do Pedágio fez várias recomendações que ainda não foram adotadas no Estado. Na sua avaliação, é provável que a desculpa da crise nacional e a falta de recursos públicos sejam argumentos usados para legitimar a prorrogação dos contratos. “Sou contra a renovação e essa é também a posição que está no relatório final da CPI do Pedágio”, bradou o deputado.

 

Rápidas

Representantes de 26 movimentos que têm ido às ruas protestar contra corrupção estiveram ontem  no Congresso para entregar uma pauta de reivindicações. Recebidos pela oposição, eles cobraram atitudes efetivas em torno da pauta e das mudanças reivindicadas nos protestos.

***

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, disse ontem que as investigações da Polícia Federal (PF) de parlamentares envolvidos na Operação Lava Jato ainda devem levar mais de 60 dias. Segundo o procurador-geral, o regimento interno do Supremo prevê prorrogações de 30 e 60 dias.

***

O ex-delegado e diretor da Polícia Civil do Distrito Federal e atual deputado federal Laerte Bessa (PR-DF) foi escolhido para ser o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal de 18 anos para 16 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.