em

TJ se isenta de violência contra professores

A culpa pela violência registrada contra professores e servidores no Centro Cívico, em Curitiba, na semana passada, parece estar sendo jogada de um lado para outro. Primeiro a Secretaria de Segurança Pública afirmou que a responsabilidade seria da Polícia Militar, que por sua vez, afirmou que apenas cumpriu ordens. O governo do Paraná também se apressou em afirmar que o cerco policial na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) era uma recomendação judicial. O Tribunal de Justiça, por sua vez, emitiu uma nota na qual diz que o policiamento podia ocorrer sob responsabilidade da Alep, não sendo necessária uma ordem judicial.

Regimento Interno

“a presença do efetivo policial, destinado a garantir o funcionamento do Poder Legislativo, independia de determinação judicial e poderia ocorrer, nos termos do art. 108 do Regimento Interno da Assembleia Legislativa, mediante requisição direta da Comissão Executiva, no exercício regular do poder de polícia administrativa do edifício e das sessões, “independentemente da intervenção de outro Poder”, ficando os militares “à inteira disposição da Mesa””, diz a nota do TJ, que ainda afirma que “lamenta as cenas de violência ocorridas durante as manifestações populares do último dia 29 de abril”.

Das arquibancadas

A popularidade do governador Beto Richa (PSDB) não parece estar em alta entre os fãs de futebol no Estado . Depois ter o coro ‘Fora Beto Richa’ ecoado na final do Campeonato Paranaense pelas torcidas do Coritiba e Operário, no Couto Pereira, em Curitiba, foi a vez do confronto entre Maringá e Santos, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, no Willie Davis, na cidade do norte do Estado, presenciar novamente a frase de repúdio ao governador, que até onde se tem conhecimento, é torcedor do Londrina.

Grupo de trabalho em Brasília

O trabalho da vice-governadora Cida Borghetti em Brasília vai contar com o apoio direto da Casa Civil, secretaria do Planejamento e Procuradoria-Geral do Estado. A vice-governadora vai coordenar um grupo de trabalho envolvendo os órgãos e o próprio Escritório de Representação do Paraná. A formação do grupo foi publicada ontem no Diário Oficial. Entre algumas das demandas do Paraná estão recursos e parcerias na Educação e Saúde; a ampliação da construção de casas populares; investimentos nas rodovias e aeroportos e revisão da poligonal do Porto de Paranaguá.

Romanelli perto do PSB

O presidente do PSB do Paraná, Severino Araújo, visitou na quinta-feira, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Severino e Romanelli analisaram a conjuntura política nacional e estadual e situação econômica do país. Líder do governo na Alep, Romanelli deverá ter problemas com o PMDB, cujo diretório estadual deu um recado bem claro: considera a legenda como oposição no Paraná e não quer ver seus filiados ao lado do governador Beto Richa (PSDB).

Rápidas

Em resposta a uma consulta do senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), a Consultoria Legislativa do Senado emitiu uma nota técnica reforçando a tese de ilegalidade do exercício da advocacia pelo indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin, quando também era procurador do Paraná.

A sabatina do advogado paranaense, indicado pela presidente Dilma Rousseff (PT) para o STF, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ)  do Senado está marcada para a quarta-feira (12).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.