em

CEI sobre partos

Autor do protocolo que pede a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) que visa apurar as mortes ocorridas e partos no município, Pietro Arnaud (PTB) adiantou que tem a intenção de participar do grupo de parlamentares que irá coletar informações sobre o assunto. Independente de quem fizer parte (da CEI), gostaria de contar com a assinatura dos os vereadores e fazer parte da Comissão, já que estou estudando o tema. O município precisaria atuar com mais força nesse assunto, argumentou o parlamentar. Caso não haja um consenso sobre os cinco vereadores que irão integrar a CEI, a formação da Comissão deverá ir à votação na Câmara de Ponta Grossa.

‘Sem queimar’

Ao justificar a instauração de uma CEI para investigar as mortes e problemas graves ocorridos durante os partos no município, Pietro Arnaud afirmou que a intenção da Comissão Especial não é procurar culpados, mas sim apurar a real situação do município. Não é para ‘queimar ninguém’, mas sim para ajudar o município, disse autor da proposta. Ao surgir a possibilidade da criação da CEI, alguns parlamentares se apuraram para argumentar que em eventuais mortes em partos não seria de responsabilidade da Prefeitura de Ponta Grossa, mas sim dos governo Estadual ou Federal.

 

Geladeira mais barata

O deputado Marcio Pauliki (PDT) questionou o método de licitação adotado pelo Governo do Estado para aquisição de geladeiras por parte da Copel. A empresa colocou em vigor o programa de eficiência energética Lar Eficiente, que oferece desconto para a troca de refrigeradores antigos por equipamentos mais novos e eficientes. A estatal comprou da rede gaúcha Colombo, vencedora da licitação, 12 mil geladeiras e freezers, ao custo total de R$ 25,2 milhões. No entanto, Pauliki questionou os valores das geladeiras e também o processo de licitação, que teria durado apenas uma semana.

 

‘Rede de colaboradores’

O Governo do Paraná está organizando uma ‘rede de colaboradores’ para aperfeiçoar a elaboração de projetos em Brasília. Formada por técnicos do Estado, a rede vai integrar diferentes órgãos e otimizar a busca de recursos federais e internacionais. O trabalho será coordenado pela vice-governadoria, Casa Civil e Secretaria do Planejamento. De acordo com a vice-governadora Cida Borghetti (PROS)  há uma determinação do governador Beto Richa (PSDB) para as secretarias e órgãos buscarem mais recursos para ampliar obras, projetos e ações.

 

Gestão de crise

A presidente Dilma Rousseff (PT) convocou ontem reunião com os presidentes de todos os partidos políticos da base aliada do governo. O encontro não estava previsto até o início da tarde de segunda na agenda oficial, reuniu também os líderes dos partidos de apoio ao governo, e foi convocada para debater a crise do Executivo nacional e os rumores de um eventual impeachment. Por reunir os principais aliados da coalizão que elegeu o presidente da República, a reunião é chamada de ‘Conselho Político’.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.