em

Bíblia nas escolas

Deverá ser votado na sessão de segunda-feira na Câmara de Vereadores de Ponta Grossa um parecer negativo ao projeto de lei que torna obrigatória a disponibilização bíblias nas escolas públicas e particulares do município. A proposta foi rejeitada pela Comissão de Justiça, Redação e Legislação da Câmara, sob justificativa de que o Estado é laico, não cabendo a ele “se imiscuir em termas religiosos, ou seja, não pode embaraçar o funcionamento de igrejas e cultos religiosos, ou até mesmo a manifestação de fé ou crença dos cidadãos”. Se ultimamente os vetos aos projetos já têm gerado muitas discussões no Legislativo, a tendência é que a bancada religiosa da Câmara reserve um bom  tempo para fazer barulho sobre o parecer negativo.

 

Caravana da oportunidade

O deputado estadual Marcio Pauliki participou na última sexta-feira da ‘Caravana da Oportunidade’, evento realizado pela Associação de Moradores do Santa Mônica em parceria com algumas entidades de Ponta Grossa. O objetivo da Caravana é oferecer serviços gratuitos aos moradores de Ponta Grossa, como vagas de emprego, treinamentos, capacitações, auxílio na elaboração de currículo, orientação jurídica, encaminhamento às vagas, consulta ao SPC, palestra, orientações do EJA e oportunidades de estágio, exames e orientações nas áreas de saúde.

Região metropolitana

A Comissão de Assuntos Metropolitanos da Assembleia Legislativa promoverá reunião na segunda-feira, para discutir a realização de fóruns com municípios das diferentes regiões metropolitanas do Paraná. De acordo com o deputado Alexandre Guimarães (PSC), presidente da Comissão, o objetivo é reunir prefeitos e vereadores para debater políticas públicas integradas, de forma que necessidades muitas vezes comuns não sejam mais tratadas isoladamente. O diálogo entre municípios de uma mesma região metropolitana é fundamental para que os resultados não sejam limitados, explica Guimarães.

Mudança estrutural

O governador Beto Richa e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, uma mudança estrutural, com amplas reformas, para o Brasil sair da crise e recuperar a capacidade de investimento. Eles se reuniram na sexta-feira no Palácio Iguaçu com representantes das principais entidades do setor produtivo, que integram o G7.  Antes, os dois governadores discutiram, em encontro fechado, a decisão da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), do último dia 14, de suspender o aval a empréstimos internacionais contratados por estados e municípios.

Curso do TCE

Dezessete contadores municipais participaram na última semana de um programa de capacitação oferecido pelo Tribunal de Contas do Paraná. O curso foi realizado na sede do TCE-PR, em Curitiba, e orientou os profissionais quanto às suas responsabilidades em processos de prestação de contas e o envio de informações dos órgãos fiscalizados pelo Tribunal. A primeira turma reuniu contadores de sete prefeituras (Arapoti, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Campo Magro, Curiúva, Matinhos e Palmeira) e seis câmaras municipais (Araucária, Conselheiro Mairinck, Curiúva, Guaratuba, Lapa e Palmeira).

Rápidas

O ministro Gilmar Mendes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou na sexta-feira que a Procuradoria-Geral da República (PGR) e a Polícia Federal investiguem eventuais crimes cometidos na prestação de contas do PT na campanha presidencial de 2014.

A decisão foi proferida no processo de prestação de contas da campanha da presidenta Dilma Rousseff à reeleição. Apesar de a prestação ter sido aprovada pelo plenário da corte em dezembro do ano passado, o ministro pediu que  supostos crimes sejam investigados.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.