em

Apertando o cinto

A informação de que as prefeituras terão menos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi recebida com sinal de alerta pela gestão de Ponta Grossa. O prefeito Marcelo Rangel (PPS) recebeu a informação da redução de repasses vindos do Governo Federal e já anunciou que para amenizar a diminuição de verba no caixa público, terão que ser tomadas medidas administrativas. A tônica do discurso no gabinete do prefeito é de que com o agravamento da crise financeira, os gastos terão que diminuir ainda mais. Cortes de gastos e aperto financeiro para deixar as contas em dia deverão ser o principal desafio até o fim do ano. Pelo menos.

Contra o financiamento privado

A Câmara dos Deputados concluiu na noite de quarta-feira a votação da chamada minirreforma eleitoral. Os deputados mantiveram a doação de empresas a partidos políticos e os limites a essas doações. A matéria será enviada à sanção presidencial. Os dois deputados ponta-grossenses, Aliel Machado I(PCdoB) e Sandro Alex (PPS) votaram contra o financiamento por parte de empresas. Agora a presidência da República tem prazo de 15 dias úteis para decidir pela sanção ou veto, integral ou parcial, do texto.

 

Verbas para hospital

A inclusão do projeto de Cuidados Continuados Integrados do Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, em Rebouças, foi um dos pedidos levados pelo deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) ao Ministério da Saúde. Ele foi recebido pelo chefe da Assessoria Parlamentar, Leopoldo Jorge Alves Neto, em Brasília, na semana passada. Atualmente existe um convênio entre o Governo do Estado e o hospital, mas ainda há necessidade de habilitação do Ministério da Saúde para que a entidade passe a receber verbas federais.

 

De bem com os servidores

O governador Beto Richa (PSDB) participou, na quinta-feira, do encontro em que a Sanepar compartilhou com seus empregados o prêmio Valor 1000 de melhor Companhia de Água e Saneamento do Brasil, concedido pelo jornal Valor Econômico. Richa enalteceu os funcionários da Sanepar e atribuiu ao trabalho dos profissionais a conquista do reconhecimento: Graças aos esforços dos seus servidores, que prestam bons serviços e se dedicam, incondicionalmente, para trazer mais qualidade de vida à população paranaense, a Sanepar é hoje a melhor empresa de saneamento do Brasil.

 

Homenagem a Lerner

Parlamentares da Comissão de Desenvolvimento da Câmara dos Deputados (CDU) elegeram por votação os vencedores do 1º Prêmio Lúcio Costa Mobilidade, Saneamento e Habitação. Entre os escolhidos, está o arquiteto, ex-prefeito de Curitiba e ex- governador do Paraná, Jaime Lerner, que foi indicado pelo deputado federal Toninho Wandscheer (PT-PR) e será o primeiro paranaense a receber a premiação na categoria Mobilidade Urbana. Lerner tornou-se conhecido pelas ideias inovadoras que implantou em Curitiba, fazendo com que se tornasse um modelo de mobilidade urbana.

 

Rápidas

Quatro partidos de oposição – PSDB, PPS, DEM e Solidariedade – lançaram ontem um movimento para pedir o impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT) e criaram um site onde qualquer pessoa favorável à saída da petista, pode assinar uma petição virtual.

 

As legendas se basearam em um pedido de abertura de processo de impeachment apresentado pelo jurista e um dos fundadores do PT, Hélio Bicudo, e elencam como motivações as pedaladas nas contas públicas, o abuso do poder econômico, dinheiro ilícito na campanha e crise de governabilidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.