em

Cartas marcadas

Antes mesmo da definição dos membros da CPI do Asfalto, a bancada governista já tinha em mãos um ‘cola’ com os nomes dos cinco vereadores indicados para ocuparem as cadeiras na Comissão (e que mais tarde vieram a ser oficializados após votação entre os líderes de partido). “A oposição também veio para a sala de reuniões com a sua cola, faz parte”, argumentou Walter José de Souza, o Valtão (PROS). “Não sei se esse papelzinho veio lá da Prefeitura. Mas é lamentável. Se venderam por cargos”, bradou George Luiz de Oliveira (PMN). Derrotada, a oposição agora promete se articular e apurar denúncias sobre a pavimentação no município e levá-las ao Ministério Público.

 

Muita calma nessa hora

Enquanto a oposição esbravejava, a situação se apressava em assegurar que a CPI do Asfalto não nasce morta e nem será chapa-branca. “Se tiver alguma irregularidade, vamos a fundo. Acredito que os vereadores agem com transparência”, argumentou Pietro Arnaud (PTB). “Não concordo com a antecipação de resultados de trabalhos que nem começaram”, disse Izaías Salustiano. “Estamos em um período pré-eleitoral, temos que tomar muito cuidado, é preciso que se aja com serenidade, não tentar macular a imagem do Legislativo”, complementou Pietro.

 

Com o tio, tudo bem

Ao questionar a ida do prefeito Marcelo Rangel (PPS) a Brasília, onde, entre outras coisas, teve reuniões com os deputados federais Aliel Machado (PCdoB) e Sandro Alex (PPS), George Luiz de Oliveira não escondeu as desavenças com o prefeito. “Precisa ir até Brasília para conversar com os deputados? Se ele quiser falar com o Aliel, pede para o tio falar comigo. Com o prefeito eu não falo, mas o tio é gente boa, eu atendo e marco uma hora com o Aliel”, disse George, se referindo ao chefe de gabinete, Ricardo Linhares, tio de Rangel.

 

Dinheiro para água

O vereador Daniel Milla (PSDB) esteve na manhã de ontem com o presidente da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), Mounir Chaowiche. De acordo com a assessoria do parlamentar, durante a reunião o vereador encaminhou à estatal algumas reivindicações do município, solicitando verbas para investimentos para a rede de abastecimento. Milla alega que os repasses seriam para acabar com a constante falta de água em determinados pontos de Ponta Grossa.

 

Prestação de contas

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), anunciou ontem que o secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo Costa, estará na Casa na próxima quarta-feira (30), às 14h30, para apresentar aos deputados, em audiência pública durante a sessão plenária, os resultados fiscais e balanços do Estado referentes ao 2º quadrimestre de 2015. A apresentação está prevista na Lei Complementar nº 101, de maio de 2000, contida no parágrafo 4º do artigo 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige a demonstração e avaliação periódica do cumprimento das metas fiscais.

 

Rápidas

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), divulgou no início da tarde de ontem documento que trata sobre o rito de um processo de impeachment. O documento é uma resposta à questão de ordem apresentada pela oposição, no último dia 15, sobre o rito do processo contra a presidenta Dilma Rousseff.

 

No documento de 18 páginas, que será lido em plenário na sessão de hoje (24), Cunha argumenta que, desde a Constituição de 1988, a competência para processar ou julgar o presidente da República por crimes de responsabilidade é do Senado. A Câmara ficou restrita a analisar a admissibilidade da denúncia.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.