em

Em branco

O assunto Plano Diretor passou em branco pelos vereadores da Câmara de Ponta Grossa na sessão de ontem. Com pouco mais de um ano para elaborar o documento, o município precisa adequar o plano para que se enquadre no Estatuto da Cidade, e um dos empecilhos é um pacote de leis complementares que precisam ser atualizadas ou ainda criadas. A participação do Legislativo é tida como fundamental para que o Plano avance. Atualmente, uma única lei do documento está na Câmara, a do Estatuto de Impacto da Vizinhança, e sem previsão de ser votada pelo Legislativo.

 

No vácuo

O vereador Jorge da Farmácia (PDT) usou a tribuna da Câmara de Vereadores para se queixar do pouco caso dado pelos secretários da administração municipal. De acordo com o parlamentar, o ‘staff’ do prefeito Marcelo Rangel (PPS) ‘sequer atende os telefonemas’ dos vereadores. Jorge citou o número de mais de 100 indicações protocoladas pelo Legislativo pedindo melhorias nos bairros, citando como exemplo a construção de faixas elevadas em frente a escolas municipais, e que teriam sido ignoradas pela administração municipal.

 

Atendidos

Ao ouvirem a reclamação de Jorge da Farmácia, os integrantes da bancada governista se apressaram em sair em defesa do prefeito Marcelo Rangel e seu secretariado. Márcio Schirlo (PSB) argumentou que a Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) tem atendido, na medida do possível, às demandas, e disse que o órgão faz ‘um bom trabalho’, mesma postura adotada pelo líder da situação, Izaías Salustiano (PSDC). Já Luiz Bertoldo alegou que teve pedidos seus atendidos. “Cinco, de mais de 30 que fiz, mas fui atendido”, justificou.

 

Visita ao Hospital Regional

O deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) fez na quarta-feira uma visita técnica ao Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG). Ele foi verificar como está o processo de instalação de cinco novos leitos de UTI neonatal. Está tudo correndo dentro do esperado. O projeto já foi enviado e aprovado pelo Governo do Estado. Após esse processo de adaptação, poderemos começar a atender à população, assegurou o deputado estadual.

 

Recursos para a UEPG

O deputado federal Aliel Machado (PCdoB) se reuniu na tarde de ontem em Brasília com o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antonio Ildvan de Lima Alencar, acompanhado da vice-reitora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Gisele Quimelli. A reunião foi para acompanhar projetos e cobrar a liberação de recursos para obras na universidade, como do bloco de física e a reforma do Teatro Pax. O presidente assumiu compromisso de agilizar uma atualização do que está pendente e a liberação dos recursos nas próximas semanas.

 

 

Rápidas

O líder do PDT na Câmara Federal, André Figueiredo (CE), disse que a legenda terá candidato próprio na disputa por cargos no Executivo. O deputado evitou citar nomes, mas admitiu que o ex-ministro Ciro Gomes é uma das apostas fortes do partido.

 

O PDT anunciou, em agosto, independência em relação à base governista no Congresso. Temos ainda três anos e meio para o encerramento do governo. Se a gente migrar para uma oposição ferrenha a gente não vai contribuir para um Brasil administrável. Não apostamos no quanto pior melhor, destacou Figueiredo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.