em

Artilharia pesada

O vereador Daniel Milla (PSDB) tem se mostrado disposto a deixar claro que não está alinhado com o governo de Marcelo Rangel (PPS). Após anunciar que é pré-candidato à prefeitura, indicando que seu partido não tem intenção de apoiar a reeleição de Rangel, ontem o parlamentar tucano foi à tribuna da Câmara de vereadores e disparou críticas à gestão atual. Os alvos foram os mais variados, partindo da educação (“os CMEIS estão um caos, salas superlotadas, com os pais tendo dificuldades em matricular seus filhos”, disse), indo à gestão financeira (“podemos estar vendo algumas ‘pedaladas’ aqui também, com a prefeitura maquiando as contas”).

 

Contra repatriação

O deputado federal Sandro Alex (PPS-PR), em pronunciamento ontem, anunciou o posicionamento da bancada contrário à votação do projeto que permite a repatriação de recursos que foram enviados ilegalmente para o exterior, inclusive dinheiro de esquema de corrupção. Essa proposta é um verdadeiro escárnio ao país porque escancara as portas da legalização da prática de corrupção. É um prêmio aos corruptos. É uma anistia de quem fizer caixa dois ou cometer os crimes de descaminho ou associação criminosa, criticou.

 

Legalização

Segundo o parlamentar, a proposta  escancara as portas para a legalização de dinheiro decorrente  de crimes, lavagem e formação de quadrilha. O projeto que foi enviado pelo governo ao Congresso Nacional previa a legalização de dinheiro remetido para o exterior, desde que o mesmo fosse produto de sonegação fiscal, lavagem de dinheiro ou evasão de divisas.  O objetivo era arrecadar R$ 11 bilhões. Quem irá colocar a digital favorável a isso? O PPS e sua bancada são contrários ao projeto, conclamou Sandro Alex.

 

Reunião

O governador Beto Richa afirmou ontem, em reunião com o secretariado, em Curitiba, que o Estado está cumprindo os compromissos com o quadro de funcionários públicos em razão das medidas de ajuste fiscal adotadas para enfrentar a crise que atinge a maioria dos estados brasileiros. Adotamos medidas duras, mas imprescindíveis e inadiáveis. Graças a isso temos a melhor situação fiscal do País, afirmou Richa. Ele destacou que houve um grande e competente planejamento para enfrentar a crise.

Servidores

Richa lembrou que neste mês o governo vai aplicar um reajuste de 3,45% no salário do funcionalismo, além de pagar promoções e progressões para as duas maiores categorias de funcionários públicos do Paraná, professores e policiais militares. O governador também assegurou a antecipação do pagamento do 13º salário, para 10 de dezembro, para o quadro de funcionários. Richa afirmou que em janeiro de 2016 o salário dos servidores será reajustado em cerca de 10%, com a aplicação integral do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2015 à remuneração de todo o funcionalismo.

Rápidas

Em reunião no início da tarde de ontem, a Mesa Diretora da Câmara deixou a cargo do primeiro vice-presidente do colegiado, Waldir Maranhão (PP-MA), a escolha do relator do segundo processo que corre na Casa contra o presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

 

Caberá a Beto Mansur, que exerce a função de primeiro-secretário, analisar a admissibilidade do caso, que tramitará na Corregedoria da Câmara. A sindicância foi pedida pelo vice-líder do PPS na Câmara, o deputado Arnaldo Jordy (PA), e assinada por outros 29 deputados no início do mês.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.