em

Tensão

 

Vice-presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Sandro Alex (PPS) foi um dos protagonistas de um dia dos mais tensos em Brasília. Após a sessão que teria a entrega do relatório do processo que investiga o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) ter sido suspensa, Sandro afirmou na retomada dos trabalhos do Conselho, que Fausto Pinato (PRB-SP), relator do processo contra Cunha, confessou que recebeu ameaças. Perguntei se ele ou alguém da sua família teve nos últimos dias constrangimento, ameaça, e ele disse que sim, disse Sandro, na reabertura da sessão do Conselho de Ética. Sandro Alex ainda informou que pediu à Câmara que providencie reforço na segurança de Pinato.

 

Fora Cunha

O Congresso viu ontem deputados de diversos partidos iniciarem um movimento contra Eduardo Cunha. O ‘levante’ teve início no momento em que aliados do presidente da Casa manobravam para impedir a votação do relatório de Fausto Pinato (PRB-SP) A a tropa de choque de Cunha atuava para que o conselho não obtivesse quórum e para que a ordem do dia no plenário iniciasse, o que suspenderia os trabalhos da comissão. Rubens Bueno distribuiu cartazes com os dizeres: A ordem do dia é: Fora Cunha. O presidente Eduardo Cunha perdeu as condições de presidir esta Casa, disse.

Comunidade e não funcionários

Diferente do que foi informado na edição do ontem do Diário dos Campos, a manifestação ocorrida na sessão da Câmara de Vereadores em Ponta Grossa foi da comunidade que usufrui os serviços do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), e não de funcionários da instituição. O imóvel, no Jardim Carvalho, já teria sido alvo de dez roubos e furtos neste ano. A administração municipal informou que foi solicitada a contratação de empresa especializada em segurança para instalar alarme monitorado e cerca elétrica e que a Secretaria Municipal de Saúde gasta com vandalismo cerca de 300 mil ao ano.

Pesquisa

Uma sondagem feita pela IRG Consultoria e Pesquisa ouviu os eleitores de Curitiba a respeito da intenção de voto para prefeito nas eleições do ano que vem. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas, entre os dias entre os dias 12 e 16 de novembro, que além de opinar em quem votariam no próximo pleito, também avaliaram os governos Federal, Estadual e Municipal. Pelo levantamento, 56,1% dos entrevistados afirmaram que não aprovam a gestão de Gustavo Fruet (PDT), enquanto que 41,9% disseram que aprovam a atual administração.

Pesquisa 2

Na pesquisa espontânea, o levantamento da IRG apontou que 67,7% dos eleitores consultados não sabe em quem votaria para prefeito no ano que vem. O levantamento ainda fez duas consultas estimuladas, em que foram apresentados dois cenários. Em um deles, Ratinho Junior (PSC) aparece com 21,3% da preferência dos entrevistados, seguido de Fruet, que recebeu 17,4% das intenções de voto. Em outro cenário, é Fruet que aparece com 21,3%, com Luciano Ducci (PSB), que teve 14,7% da preferência do eleitorado.

Rápidas

O veto da presidenta Dilma Rousseff ao voto impresso para o caso de conferência, previsto no projeto de lei da minirreforma eleitoral, foi derrubado pelos deputados em sessão do Congresso Nacional. Foram 368 deputados contra e 50 a favor do veto.

Ao ser votado pelos senadores, eles mantiveram a decisão dos deputados. A matéria prevê o uso do voto impresso nas urnas eleitorais para conferência pelo eleitor, sem contato manual, assim como para posterior auditoria. A regra entrará em vigor nas próximas eleições gerais, em 2018.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.