em

Volume alto

Acostumados a pouca plateia nas sessões, alguns dos vereadores da Câmara de Ponta Grossa não desperdiçam a oportunidade de terem público no Plenário. Na sessão de ontem, que contou com a presença de funcionários do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps-AD), alguns parlamentares aproveitaram para se manifestar de forma mais exaltada do que o normal. Ao discursarem, alguns dos vereadores usaram e abusaram do tom elevado de voz, não perdendo tempo e dar berros em meio a seus discursos. A prática ainda comum do Legislativo nacional, de gritar em discurso, ainda continua em alta.

 

Fica ou não fica

Um dos que aproveitou para elevar o tom – literalmente – na sessão de ontem foi o Professor Careca. O parlamentar, inclusive, foi bastante incisivo nas críticas ao governo Marcelo Rangel (PPS). Se até pouco tempo o vereador acenava com a base e chegava a ser bastante generoso nos elogios à administração municipal, ontem Careca distribuiu críticas. Chegou, até, a confessar que não iria mais puxar o saco do prefeito. Há quem diga que o parlmentar, que iniciou seu mandato no PT e depois migrou para o Solidariedade, estaria migrando para outras legenda.

 

Eu administro

Desde que anunciou rompimento com Marcelo Rangel (PPS), Daniel Milla (PSDB) não tem economizado no bombardeio à atual gestão. Em mais uma sessão de críticas à gestão, durante sua fala ontem Milla deu um recado direto ao prefeito, afirmando que Rangel não sabe administrar, mas que o vereador tucano, sim, sabe, e irá ensiná-lo. O recado, inclusive, foi dado diretamente para as câmeras de transmissão da sessão do Legislativo. Eu sei que ele fica vendo ali, na telinha, no gabinete dele, e fica furioso quando alguém o critica.

 

Pedágio

A Comissão de Finanças da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Gilson de Souza (PSC), aprovou ontem os três projetos de lei que compunham a pauta da reunião. Entre as propostas aprovadas está o projeto de nº 754/2015, de autoria do deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB) e subscrito por mais 25 parlamentares, instituindo o monitoramento de tráfego em serviços delegados de infraestrutura para permitir a aferição mensal do número de veículos que passam pelas praças de pedágio instaladas no Paraná.

Título para José Dirceu

Em decorrência de uma questão de ordem protocolada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PMDB), o projeto de lei revogando o título de Cidadão Honorário do Paraná concedido ao ex-ministro José Dirceu foi retirado de pauta por uma sessão. No documento, o peemedebista formalizou o questionamento feito ainda na terça-feira em relação ao quórum mínimo necessário para aprovação desta matéria. O entendimento do peemedebista, que recebeu apoio de deputados da bancada do PT, é de que, como a proposição de título de cidadão honorário necessita de 28 votos para ser aprovada, a revogação do título deve exigir o mesmo número mínimo de votos.

 

Rápidas

A Câmara dos Deputados manteve ontem o veto ao reajuste dos benefícios de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) pelo mesmo percentual aplicado ao salário-mínimo. Foram 211 votos contrários ao veto e 160 a favor. Para que o veto fosse derrubado seriam necessários 257 votos.

Como o veto foi mantido pelos deputados, não houve necessidade de votação entre os senadores. De acordo com dados apresentados pelo governo, estender as correções para aposentadorias representaria gasto adicional de R$ 300 milhões em 2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.