em

Leia os destaques da Coluna DC de sábado (9)

Governo do Paraná deve adequar comissionados

A Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap) deve adequar os 4.657 cargos em comissão existentes no governo estadual ao disposto no Artigo 37, Inciso V, da Constituição Federal. Esta é uma das 11 recomendações apresentadas ao órgão pelos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Reunidos em plenário, eles aprovaram o voto pela regularidade das contas da Seap relativas a 2013, apresentado pelo relator, conselheiro Artagão de Mattos Leão. A Seap alegou, em sua defesa, que está adequando o quadro à determinação constitucional. Segundo as justificativas apresentadas, do total de cargos em comissão, 1.700 são ocupados por servidores de carreira.

 

“Faremos as eleições na quinta-feira; o Regimento e a Constituição estabelecem que a presidência tem essa prerrogativa”. Waldir Maranhão, presidente interino da Câmara dos Deputados após renúncia de Eduardo Cunha.

 

Audiência sobre pedágio

A Frente Parlamentar sobre os contratos de pedágio realizou audiências públicas ontem (8) na Câmara Municipal de Maringá e na Câmara Municipal de Londrina. O grupo trabalha para impedir a prorrogação dos contratos de pedágio, fiscalizando as obras programadas e ouvindo a opinião da população. De acordo com o deputado estadual Marcio Pauliki (PDT) é fundamental tornar os contratos de concessão de pedágio mais transparentes e que a população possa acompanhar as obras que estão sendo efetivamente realizadas.

 

Privatização

O deputado Alfredo Kaefer (PSL-PR) participou da reunião da Comissão da Petrobras e Exploração do Pré-Sal e votou favoravelmente à aprovação do Projeto de Lei que retira a obrigatoriedade de atuação da Petrobras como operadora única do pré-sal. Kaefer defendeu ainda a privatização de estatais. Sou liberal convicto e acredito que o Estado tem de se reservar às questões básicas. Se dependesse de mim me livraria de tudo que é estatal, seja grande, média ou pequena. Quanto menos estatais, menor corrupção nós teremos, afirmou.

 

Ideias para Castro

O pré-candidato à Prefeitura de Castro, Marcos Bertolini (PSDB) está à frente do projeto ‘Ideias para Castro’. Ele é coordenador político e um dos idealizadores do movimento desenvolvido pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). Na noite de quinta-feira (7), Bertolini conversou com lideranças comunitárias para tratar dos problemas e demandas do município. Castro busca alternativas em algumas áreas e a forma mais eficiente de fazer isso é através da participação popular, pois são as pessoas que vivenciam as dificuldades da cidade, afirma.

Conferência das Cidades

Será realizada dias 25 e 26 de julho a 31ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual das Cidades. O encontro pretende reunir conselheiros da comissão preparatória da 6ª Conferência Estadual das Cidades. As discussões vão acontecer em Curitiba. Os conselheiros do interior do estado devem confirmar presença até o dia 15. A fase das conferências municipais já encerrou. Ao todo, 243 municípios do Paraná realizaram encontros e, agora, focam a atenção na Conferência Estadual, que acontece em março, em Foz do Iguaçu.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.