em

Leia os destaques políticos da Coluna DC deste sábado (16)

Eleitores podem fazer doações a pré-candidatos

Os pré-candidatos às eleições deste ano já podem se cadastrar no portal Voto Legal (votolegal.org.br), desenvolvido pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE). No site os eleitores interessados poderão fazer doação para os candidatos que estiverem inscritos. Lá também poderão acompanhar a movimentação financeira dos concorrentes. O MCCE é uma rede social que reúne mais de 60 entidades com objetivo de enfrentar a corrupção eleitoral. Duas leis de iniciativa popular hoje em vigor, a Lei da Ficha Limpa e a da Compra de Voto, foram sugeridas pelo Movimento. Hoje a entidade fiscaliza as campanhas e busca as assinaturas necessárias para apresentar ao Congresso uma proposta de reforma política.

 

“Os corações dos americanos estão com o povo da França”. Barack Obama, presidente dos Estados Unidos, sobre o atentado que matou mais de 80 pessoas na França.

 

Plano do PPL

O pré-candidato à prefeitura de Ponta Grossa pelo PPL, Leandro Soares Machado, é o primeiro pré-candidato a registrar o plano geral de governo em cartório. Estou determinado a conversar com todos os interessados, cumprindo a vontade dos patriotas do PPL, que desejam ouvir a cidade para que a futura administração não fique distante e fechada no prédio da prefeitura, disse. O plano é composto por 54 itens coincidido com o número do partido. O registro ocorreu ontem no Cartório Müller – 2º Ofício de Registro Civil Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas.

 

Concurso

O Ministério Público do Paraná (MP-PR) expediu recomendação administrativa à Prefeitura de Ipiranga para seja revogado edital de concurso público destinado a contratação de servidores municipais. No requerimento, o MP-PR sustenta que houve violação aos princípios constitucionais de publicidade e isonomia, entre outras questões. O concurso não consta sequer na página da prefeitura na internet, pois foi divulgado apenas no Diário Oficial do Município. O certame prevê 16 vagas para preenchimento imediato e nove para cadastro de reserva.

 

Aliel visita reitor

O reitor Carlos Luciano Sant’Ana Vargas e a vice-reitora Gisele Alves de Sá Quimelli, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam ontem (15) a visita do deputado federal Aliel Machado e do vereador Pietro Arnaud, ambos da Rede. No diálogo trataram de assuntos relativos a demandas da UEPG junto ao governo federal, derivadas principalmente da proposição de emendas parlamentares. Aliel falou sobre o trâmite da emenda de sua proposição ao Orçamento de 2016, destinando R$ 4 milhões para a construção da maternidade do Hospital Regional.

 

IESol

No mesmo encontro, Aliel Machado ainda relatou ao reitor e à vice-reitora a situação de outra emenda de sua proposição, destinando R$ 250 mil para a Incubadora de Empreendimentos Solidários (IESol) da UEPG. Esse recurso já está empenhado e, certamente, vai proporcionar avanços no trabalho desenvolvido pela IESol, disse o deputado. O parlamentar ainda cumprimentou o reitor pela sua eleição à presidência da Associação Paranaense das Instituições Públicas de Ensino Superior Público (Apiesp) para o biênio 2014/2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.