em

Veja os destaques da Coluna DC desta quinta (7)

Ex-prefeito de Rebouças é multado

Luiz Everaldo Zak, prefeito de Rebouças entre 2009 e 2012, e cinco servidores do município naquele período, receberam 19 multas que somam R$ 24.662,02. As punições foram aplicadas pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) devido à paralisação na construção de uma creche, resultante de irregularidades na contratação e fiscalização da obra, executada com verba federal. Ao atual prefeito de Rebouças, Claudemir dos Santos Hertel, o TCE-PR impôs duas determinações e três recomendações, com o objetivo de concluir a obra e prevenir irregularidades em futuras licitações e contratações. O ex-prefeito Zak já ingressou com recurso de revista da decisão do Tribunal. Auditoria comprovou cinco irregularidades na construção da creche.

 

“O que mais me dói neste momento é a injustiça. O que mais dói é perceber que estou sendo vítima de uma farsa jurídica e política”. Dilma Rousseff, presidente afastada, em carta à comissão do impeachment no Senado.

 

PR apoia Aliel

O PR (Partido da República) confirmou ontem (6) apoio à pré-candidatura de Aliel Machado (Rede) à prefeitura de Ponta Grossa. Nesta semana, o deputado federal e pré-candidato se reuniu com as lideranças da legenda, como o vereador Marcelo Careca, de Ponta Grossa, a deputada federal Christiane Yared e o deputado federal e presidente estadual do partido, Fernando Giacobo. Aliel já tem outras legendas praticamente confirmadas, como o PT e o PMDB. Segundo o vereador Careca, o PR é o quinto partido com o maior tempo de tevê.

 

Defesa do consumidor

Dois projetos de autoria do deputado estadual Marcio Pauliki (PDT), com o objetivo de defender o consumidor, foram sancionados pelo governador Beto Richa ontem (6). A primeira lei permite o bloqueio de celulares furtados ou roubados através do número da linha telefônica. A outra lei obriga as empresas prestadores de serviços contínuos – como telefonia celular – a estenderem as promoções realizadas para a conquista de novos clientes para os consumidores mais antigos. A partir do lançamento da promoção, elas devem ser estendidas a todos os clientes, sem distinção.

 

Verba para Ortigueira

A prefeita de Ortigueira, Lourdes (Lurdinha) Banach, e alguns vereadores do município se reuniram na terça-feira (5) com a diretoria do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para levar reivindicações do município. A audiência foi marcada pelo deputado federal Sandro Alex (PSD), que se encontrou com a prefeita na inauguração da Klabin, no último dia 28. O DER se comprometeu, em parceria com a RodoNorte, a autorizar a construção de um elevado para acesso à cidade, além da implantação de marginais em toda a faixa do perímetro urbano de Ortigueira.

 

Fora do ar

A Câmara Municipal de Palmeira suspendeu a exibição on-line das sessões plenárias, a publicação do banco de áudio do site oficial e do canal do Youtube. O objetivo é atender à legislação eleitoral que veda aos agentes públicos a divulgação de informações até o final das eleições. Quem tiver interesse, pode requerer cópias gravadas das sessões na Secretaria da Câmara, em Palmeira. Medida semelhante tomaram as prefeituras dos Campos Gerais. O internauta já não encontra mais notícias na maioria dos portais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.