A população de Ponta Grossa

Atualizado em: 05/11/2010 - 06:00

comentários

Ponta Grossa continua sendo a quarta maior cidade do Paraná. Conforme os dados parciais do Censo 2010 divulgados ontem pelo IBGE, a cidade conta hoje com 305.545 habitantes. Em 2000, a população local era de 273.616. O crescimento em dez anos foi de pouco mais de 30 mil novos moradores. O município perde apenas para Curitiba, com mais de 1,7 milhão de habitantes, Londrina, com 493,3 mil habitantes, e Maringá, com 349,8 mil habitantes.

Na contagem parcial, o Paraná registrou 10.266.737 habitantes e o país chegou aos 185.712.713 brasileiros. Os números absolutos serão divulgados no dia 29 de novembro.

O levantamento mostra o crescimento – ou a diminuição – da população das cidades e dos estados brasileiros. Os dados são imprescindíveis para que se avaliem as políticas públicas desenvolvidas nesse período e, ainda, para o planejamento das novas políticas nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, segurança, etc.

Sabendo a população, se tem o parâmetro para distribuição das verbas federais aos fundos estaduais e municipais e para definir o número dos representantes dos cidadãos nos legislativos municipais, por exemplo.

O conhecimento da distribuição da população e as áreas de ocupação, seu adensamento ou baixa densidade demográfica, permite conhecer, em especial, como o próprio Censo aponta, o detalhamento urbano e rural, a relação com o ambiente e planejar adequadamente o uso sustentável dos recursos. O país se transforma e se desenvolve em ritmos e modalidades distintas e é isso que o Censo permite conhecer.

O Censo oferece as informações que baseiam o trabalho dos organismos que atuam na gestão e planejamento local. É conhecendo os números relativos à sua população, bem como características importantes como faixa etária, sexo, cor, religião, que os governantes e os organismos públicos têm embasamento para definir estratégias e planos de ação.

Após a confirmação dos dados, políticos eleitos deveriam utilizar os dados para trabalhar em prol da cidade. A quarta maior cidade do Paraná merece investimentos que garantam obras essenciais a um município desse porte, como um aeroporto com linhas comerciais.

A união de políticos de todas as esferas é uma tentativa de buscar solução para um antigo problema: a falta de representatividade.

Ponta Grossa é uma das maiores cidades do Estado, o que reforça a urgência de que o município tenha a atenção que merece.

Compartilhar esta notícia

Publicidade

Comentários

Você precisa estar logado para comentar, clique aqui para entrar.
Se você for um novo usuário, clique aqui para se cadastrar.