em

Finanças & Investimentos

Atualmente, muito se questiona e se opina a respeito do real valor da nossa moeda. E o dólar? Sobe? Desce? Tem que estar a tanto, ou não!

Quais os efeitos da oscilação da moeda em nosso cotidiano?

Na atual situação econômica do Brasil (que pela 13ª semana consecutiva teve sua previsão de crescimento rebaixada), o dólar está, SIM, barato! Em uma situação de livre mercado, o dólar se ajustaria às previsões e expectativas brasileiras de crescimento em um cenário global. Esse processo se daria pela entrada e saída de capitais do país.

Mas, lembre-se: vivemos no Brasil, onde livre mercado é piada de mau gosto e arranca ares preconceituosos onde a culpa é do capitalismo. Sendo assim, e por muitos outros motivos, o Banco Central manipula o valor do Real em um regime conhecido como bandas cambiais de modo a conter uma disparada da moeda americana, o que traria ainda mais inflação, e simultaneamente, reduziria o custo de produzir dentro do Brasil, favorecendo as exportações.

Piadinha da semana! Por: Banco Central

Para conter a desvalorização do Real, o Banco Central faz vendas de dólares diárias e rolagens de posição nos mercados futuros. O que isso acarreta na prática? Controle inflacionário. Deixando o dólar mais barato, não há aumento de preços. Deixando que o dólar se ajuste livremente, as importações se tornariam mais caras e isso seria repassado ao público, corroendo a renda.

Ponto para o BC? Calma, existe o outro lado da moeda!

Chegamos ao atual estado de estagnação econômica (alguns dizem até recessão) devido à política de estímulo ao crédito implantada durante todo o governo Dilma. Não tem dinheiro para comprar casa? O governo ajuda! Não tem dinheiro para comprar carro? O governo ajuda! E cortar impostos e permitir que as empresas cresçam e contratem que é bom, nada… Estimula-se o gasto, sem estímulo à produção.

A enxurrada de crédito na economia gerou inflação, uma quase bolha no setor imobiliário e congestionamentos pelo excesso de carros nas ruas… E claro, endividamento da população, que se perder o emprego, vai gerar uma inadimplência recorde! E a Caixa Econômica Federal está na berlinda devido a isso.

E agora, a piada da semana…

Como já dissemos, para frear a inflação o BC está controlando o dólar. Agora, para frear a recessão econômica, o BC reduziu o compulsório dos bancos e estimulou mais crédito. Foram liberados algo em torno de mais R$ 25 bilhões para serem injetados na economia, o que pode gerar aumento dos preços, endividamento e inadimplência… E no final das contas, você é quem paga por tudo isso! A piada é do Banco Central, mas o palhaço é o contribuinte!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.