em

Inflação menor e devaneios econômicos

Depois de sucessivos meses de inflação abaixo do esperado e com o Banco Central cortando juros além do esperado, tudo parece caminhar para a normalidade no Brasil.

Ontem, 10/02, o Itaú lançou nota prevendo um IPCA (inflação oficial) abaixo do objetivo de 4,5% a.a. do Banco Central. O governo já estuda reduzir a meta para 4% a.a. em 2019. O que isso significa na prática?

Inflação menor representa maior capacidade de corte de juros por parte do Banco Central. Juros menores significam confiança melhor e aquecimento da economia. Economia aquecida significa emprego, disponibilidade de crédito e menores juros.Disponibilidade de crédito e juros menores, significam inflação crescente devido ao aumento da demanda. E assim a vida continua. Portanto, caso queiramos inflação e juros baixos por um período longo na economia brasileira ao invés da bipolaridade da última década onde o humor variava entre a euforia absoluta e a depressão sem fim, precisamos fortalecer o investimento em OFERTA.

Vamos explicar: se os juros menores favorecem o crédito e o crédito gera aumento de demanda, e aumento de demanda sem aumento de oferta gera inflação, a lógica é simples: o crédito do BNDES e outros órgãos de fomento deve ser voltado ao investimento em oferta, principalmente nas pequenas e médias empresas, as quais não possuem acesso a crédito barato e cujo faturamento ainda é muito pequeno para buscar debêntures ou abrir capital na bolsa de valores.

O investimento em tecnologia, de modo a criar uma indústria mais forte em bens de capital, bens duráveis e intermediários, bem como aumentar a capacidade de inovação do setor produtivo brasileiro é quesito chave para que tenhamos um longo ciclo de crescimento e retomada da renda perdida nos últimos anos. Agora resta saber se o governo percebe dessa forma ou se após as eleições de 2018 vamos voltar para o velho e suicida modelo de estímulo ao endividamento e consumo das famílias, causadores da nossa crise atual.

E o governo?

O governo Temer atua com uma equipe econômica séria e competente, mas resta saber se o PMDB criará vergonha na cara e sairá como herói da retomada econômica ou se continuará tentando blindar políticos e enfraquecer a Operação Lava-Jato. Duas faces opostas de uma mesma moeda. O principal risco para a economia nacional é que o governo atual faça dessa moeda uma aposta de cara ou coroa.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.