em

IRPF 2014 – Dívidas e Ônus Reais

Dando continuidade ao tema Imposto de Renda Pessoa Física 2014, o qual o prazo para entrega que se encerra e pouco mais de 10 dias, irei tratar do tema dívida e ônus reais, o qual verifiquei diversos erros no preenchimento da declaração por partes de contribuintes.

O principal erro é tratar o bem adquirido por financiamento como uma dívida, citando o bem no campo bens e direitos no valor integral e a dívida do financiamento em campo separado. O correto neste caso é citar somente no campo bens e direitos o valor dado de entrada e as parcelas pagas ao longo do período e ao longo dos anos ir aumentando o valor de acordo com os pagamentos efetuados. O erro ocorre principalmente com veículos e bens imóveis que possuem financiamentos.

Assim as dívidas que devem ser inseridas no campo do citado título são empréstimos de bancos, saldos de contas correntes negativas, CDC, empréstimos de pessoas físicas, entre outros.

Cabe salientar que o programa gerador está cada vez mais auto explicativo, assim nada melhor do que verificar direto no sistema se os lançamentos efetuados estão conforme a legislação ou dar preferência a contratação de um profissional idôneo e habilitado para executar tal serviço.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.