em

Profissional Liberal 2015 – Novas Regras

O ano inicia com novas regras para os profissionais autônomos, ou seja, profissionais sem vínculo empregatício que possuem alvará e trabalham utilizando-se do próprio CPF, entre os quais estão médicos, dentistas, advogados, contadores, fisioterapeutas, psicólogos, entre outras profissões regulamentadas.

A forma do mesmo comprovar receitas e despesas é o chamado livro caixa, com a utilização do programa do carnê leão, disponibilizado pela Receita Federal, onde são lançadas os rendimentos obtidos de clientes ou pacientes e deduzidas as despesas utilizadas para exercício da profissão.

A partir de 2015 torna-se obrigatório a inclusão do CPF do beneficiário ou do titular do pagamento, o qual muitas vezes usufruia do recibo para dedução do imposto de Renda mesmo não sendo objeto do serviço.

Assim com a inclusão destes dados a Receita irá cruzar as informações prestadas e verificar se os dados lançados no livro caixa condizem com as informações do Imposto de Renda anual.

Cabe salientar que a forma de pagamento pode ser questionada pelo Fisco, então caso ocorra uma malha fina será solicitado, além do recibo comprovando o serviço, cópia do canhoto no caso de cheque, extrato da conta no caso de pagamento em dinheiro proveniente de saque ou ainda ticket do cartão no caso de pagamento via débito ou crédito.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.