em

IRPF 2015 – Aplicações Isentas e Tributáveis

Todos sabemos que o poder de compra dos brasileiros aumentou nos últimos anos, consequentemente as aplicações financeiras também tiveram seu aumento no mesmo período, já que muitos compram mais, e outros aplicam seus ganhos nas mais diversas formas de aplicações financeiras.

A mais comum entre os brasileiros é a poupança, isenta de imposto de renda, porém devido a inflação ocorrida principalmente nos últimos meses, deixou de ser atrativa, já que deixar o dinheiro aplicado na caderneta, faz com que o mesmo perca valor de compra comparado a inflação do mesmo período.

Outras são os CDB’s, Certificados de Depósito bancário, e FI, Fundos de Investimento, mas também algumas tem se tornado mais conhecidas pelos contribuintes como Tesouro Direto, Agronegócio, Previdência Privada, Mercado de Ações, entre outras.

Claro que toda pessoa que investir seu dinheiro quer retorno mediante juros pagos, mas o maior cuidado deve ser tomado no momento de declarar tais rendimentos, pois eles podem ser isentos, tributados exclusivamente na fonte ou ainda, no caso de ações, serem informados em demonstrativo específico de movimentação diária ou mensal.

Todo cuidado é pouco nestes casos já que informar erroneamente tais rendimentos poderá ocasionar uma indesejável malha fina, algo que nenhum contribuinte deseja. Assim cabe atenção no momento de inserir os dados na declaração anual, ou ainda contratar um profissional habilitado e com experiência para executar tal função.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.