em

Redução de Custos X Investimento em Gestão

A crise é real e está afetando todos os setores da economia, seja comércio, indústria e serviços, e inclusive o próprio governo, que tem amargado redução na arrecadação meses consecutivos, assim cabe a indagação, se neste momento deve-se optar pela redução de custos ou investir na gestão do negócio.

Na minha concepção deve-se fazer os dois, mas principalmente investir no próprio negócio. Todo empresário sabe que os custos fixos e variáveis tem um enorme peso no orçamento mensal, principalmente com a inflação acumulada dos últimos meses, assim em momentos de crise econômica, realmente todos devem ser revistos e analisados, mas terão resultados a curto e médio prazo. Já a reengenharia do negócio, ou seja, o negócio visto sob uma nova concepção e com novas práticas, seja por uma consultoria externa, ou até mesmo mudanças de rotinas, podem trazer consequências a longo prazo e com ótimos resultados, superando muitas vezes as famosas e temidas reduções de custos.

Bem sabemos que a rotina do dia a dia e o tempo parece cada vez mais curto, então toda vez que ofereço uma consultoria a um cliente, o mesmo indaga que já não tem tempo suficiente para conduzir seu negócio plenamente, então se optar por assumir novas responsabilidade alterando sua rotina a empresa será penalizada. Ista é apenas uma das razões, entre o medo do novo, sempre deu certo por que mudar agora, entre outras.

Para uma reflexão neste caso específico cito Albert Einstein, “Alguém que nunca cometeu erros nunca tratou de fazer algo novo”, assim mais vale o risco de fazer diferente, principalmente em tempos de concorrência acirrada e muitas vezes desleal, do que permanecer na mesmisse e apenas reclamar que as coisas não estão dando certo.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.