em

Planejamento Tributário 2016

No inicio do ano fiscal toda empresa pode alterar sua opção tributária mas somente no mês de janeiro, porém tal análise deve ser feita com calma no período que antecede o fim do exercício, já que as variáveis são inúmeras e uma opção equivocada pode trazer sérios prejuízos ao longo do ano.

Consultar seu contador é a primeira medida a ser tomada no fim do ano, seja para analisar a situação do balanco patrimonial, verificar possíveis despesas que podem ser utilizadas para o imposto de renda do próximo ano e iniciar os trabalhos do planejamento tributário.

Deixar para a última hora, ou seja, utilizar o mês de janeiro para o citado estudo, pode não ser a melhor opção, já que nesse período muitos empresários podem estar em férias coletivas pensando em iniciar o ano somente após o carnaval. O mesmo ocorre com a declaração do imposto de renda anual, onde decisões tomadas no ano anterior podem significar uma economia considerável no imposto a pagar ou no acréscimo da restituição a receber.

Em ambas as situações, sem dúvida alguma, quem deixa para a última hora, seja o contador ou o empresário será penalizado por escolhas equivocadas, em um ano que o reflexo da crise de 2015 será inevitável.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.