em

Imposto de Renda Pessoa Física 2016 – Alterações

Faltando poucos mais de 30 dias para o início do período do Imposto de Renda Pessoa Física 2016, o mês de fevereiro deve ser utilizado para separar os documentos obtidos ao longo de 2015 relativos às movimentações financeiras do período, e também receber os demonstrativos de rendimentos e informações bancárias apresentados pelas fontes pagadores neste mês, como DIRF, DIMOB, entre outros.

A última mudança para este ano, é o fato da declaração de dependentes ser obrigatório inserir o CPF para maiores de 14 anos, já que em anos anteriores a obrigações era para maiores de 16 anos.

As demais regras principais continuam as mesmas, porém cada vez mais torna-se necessário profissionalizar a entrega da declaração obrigatória, pois cada ano o Fisco vem apertando mais a fiscalização, com cruzamento de informações em tempo real. Assim ter um contador especialista torna-se imprescindível neste momento.

Pode parecer propaganda sobre a profissão contábil, mas é nada mais do que uma realidade que ter o amparo de profissionais qualificados trazem segurança e em muitos casos até economia ao contribuinte, seja na diminuição do imposto a pagar ou aumento da restituição, mediante utilização de deduções permitidas, estudo do modelo adequado ao tipo de declaração e perfil do contribuinte e alguns casos de estudos que vão além da própria declaração, como a verificação de necessidade de abertura de PJ para recebimento de aluguéis, ou inclusão de bens imóveis na empresa para proteção patrimonial, entre tantas outras hipóteses que aparecem de acordo com o perfil do contribuinte.

Enfim, pagar um valor justo para a elaboração da declaração, pode representar economia tributária e principalmente, evita-se dores de cabeça em uma eventual malha fina por erros cometidos por falta de conhecimento técnico.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.