em

Malha fina e cruzamento de informações

Bem sabemos que nos últimos anos a Receita Federal do Brasil tornou-se referência mundial no quesito de investimento em tecnologias para cruzamento de informações fiscais em todos os âmbitos, sejam eles, Federal, Estadual e Municipal, e como resultado os índices de malha fina tem aumentado muito.

Empresas, órgãos públicos, entidades privadas, bancos, imobiliárias, cartórios, escritórios de contabilidade, entre outros são obrigados a apresentar declarações obrigatórias onde constam informações financeiras de toda sua movimentação fiscal, e esses dados são todos enviados ao Fisco que utiliza um sistema para cruzamento e conferência das informações obtidas.

Nas últimas semanas temos recebido notícias que não somente pessoas físicas, mas pessoas jurídicas também estão sendo alvo de fiscalização, e as mesmas enquadradas no Simples Nacional, categoria tributária simplificada e até então pouco visada pelo Fisco.

Cabe assim o alerta a empresários e contribuintes em geral, seja por simples erros no preenchimento de informações, ou até mesmo sonegação fiscal até então tão comum entre os brasileiros.

Em um momento considerado histórico onde grandes empresários, políticos e até ex-presidente estão sendo objeto de fiscalização, o exemplo deve começar dentro de nossas casas, seja pelo simples ato de solicitar uma nota fiscal no momento da compra, até pagar os impostos devidos, já que como podemos cobrar nossos políticos pela corrupção, se somos coniventes com atos ilícitos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.