em

Imposto de Renda – Causa e Efeito.

Nos últimos meses, o assunto principal do Blog Informe Contábil foi o Imposto de Renda Pessoa Física anual, suas particularidades, itens que tiveram alterações em 2016, e principais dúvidas relatadas pelos clientes que atendo neste período.

Hoje, dia 29 de abril é o prazo final para a declaração anual, e como todo ano, milhões de brasileiros deixaram para enviar suas informações na última hora, e nós contadores nos questionamos como sempre, qual o real motivo do contribuinte e do empresário em geral não utilizar todo o ano calendário para preparar sua declaração, trocar informações com seu contador ou escritório de contabilidade e conhecer mais profundamente o motivo que leva a pagar o imposto ou ter retenção no salário mensal, afinal de contas, cada declaração tem sua particularidade e demonstra claramente como o contribuinte leva sua vida financeira.

Talvez seja pelo fato de não termos no ensino fundamental educação financeira, por sempre vermos nossos pais reclamarem do governo achando um absurdo pagar imposto, ou ainda, por assistirmos fatos de corrupção abusiva, principalmente nos últimos anos, com o caso da Operação Lava Jato, e com isso acharmos que temos que fazer o possível para sonegar impostos e achar que estamos levando vantagem.

Com as ações da Policia Federal, temos visto diversos movimentos apoiando a instituição citada, e intitulando que se queremos um país melhor, livre da corrupção, a ação deve começar em casa, educando nossos filhos para serem honestos, seja no simples troco da padaria, até o momento de declarar o imposto devido. Após essas ações, podemos então cobrar os políticos que votamos por ações em prol a sociedade em geral.

No último dia 25 de abril, comemoramos o dia do contabilista, em pleno mês de Imposto de Renda, e também no período que acredito onde nossa profissão está conquistando cada vez mais respeito, seja pela valorização do profissional e até mesmo pela forma que o mesmo tem se mostrado junto ao empresário, sendo peça fundamental para o sucesso ou fracasso de todo negócio.

Assim faço questão de valorizar nossa classe, demonstrar ao empresário que o contador é o principal parceiro do seu negócio, que a contabilidade deve ser utilizada para tomar decisões, sejam investimentos, ampliações ou até mesmo retração, pois serão ações executadas com parâmetros confiáveis. Que a contabilidade seja paga pelo preço justo e que o empresário saiba que sua empresa não existiria sem a mesma. Enfim, assim finaliza mais uma temporada de Imposto de Renda, desejando a todos os contribuintes que reflitam sobre suas ações, pois as mesmas terão reflexos para as próximas gerações de empreendedores brasileiros.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.