em

eCAC – Evite a malha fina e corrija possíveis erros no IRPF

Para quem pensa que os trabalhos do Imposto de Renda acabaram no último dia 29/04 esta enganado, pois agora começa o período em que as declarações são processadas pela Receita Federal, e é neste momento onde aparecem os erros de preenchimento ou omissão de informações ao Fisco.

Todo contribuinte que apresentou o IRPF anual, e tem em mãos o número do recibo do ano anterior, pode gerar um código de acesso no site da Receita Federal, idg.receita.fazenda.gov.br, item eCAC, e mediante CPF, data de nascimento e os recibos já citados anteriormente terá acesso ao processamento da declaração.

Essa é considerada a melhor forma de corrigir possíveis erros ou omissão de informações, antecipando assim um comunicado formal do Fisco para esclarecimentos pessoalmente, o que acredito que seja o maior temor de qualquer contribuinte.

Dentro do sistema poderá ser verificado a situação cadastral do contribuinte, se possui débitos ou erros de cadastro, parcelamentos ativos, débitos junto a Procuradoria da Fazenda, e o principal, poderá verificar como está o processamento das declarações dos últimos anos, lembrando que a Receita Federal tem 5 anos para chamar o contribuinte para explicações, ou seja, informações enviadas em 2011 ainda são passiveis de fiscalização.

Agora quem não verifica sua situação fiscal, e não corrige possíveis inconsistências poderá ser intimado por correspondência registrada, sendo o único meio de contato da Receita com o cidadão, e neste momento não adiantará retificar a declaração, pois já estará sob ação de fiscalização e possível autuação.

Novamente vale a máxima, se antecipar é melhor do que remediar, e neste caso o medicamento sai caro no bolso.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.