Nos últimos anos muitos profissionais contábeis tem se preocupado com o aumento da concorrência mediante empresas de serviços contábeis que prestam serviços on-line. Seja no formato App, franquias ou páginas na internet, tais serviços vieram para ficar e tem uma tendência muito grande de crescimento, devido a própria procura do pequeno empresário.
Não vejo com preocupação tal situação, pois é uma evolução da profissão, onde o contador terá que se transformar em consultor contábil, seguindo para consultoria e gestão empresarial, e oferecendo novas opções ao seu cliente.
A presença física do contador acaba se tornando um diferencial ao cliente, pois o atendimento personalizado atende e supera as expectativas, e faz com que ações sejam tomadas preventivamente.
Na maioria dos casos a principal reclamação do cliente é o atendimento, ou a falta dele, pois ou o mesmo tem um atendimento de má qualidade, ou não recebe o retorno sobre solicitações, requisições e até reclamações, e é claro, este vai procurar por serviços on-line na intenção de suprir suas necessidades.
Como dica principal ao empresário fica um tema já muito citado no Blog. Utilizar seu contador e as ferramentas contábeis, realizar reuniões mensais ou no máximo trimestrais, mesmo que sejam via Skype, saber realmente como está a situação fiscal e tributária de sua empresa e utilizar o conhecimento técnico desse profissional em prol o sucesso de seu negócio.