em

Planejamento Tributário 2017

O ano de 2016 foi difícil para a economia brasileira, para o governo, para empresas em geral e principalmente para os trabalhadores que tiveram demissões em massa ao longo do ano.

Mas chegando próximo ao fim do ano, chega o momento de verificar quais foram os acertos, erros e planejar, pois nada mais correto do que se antecipar e montar um planejamento estratégico com visão de ao menos um ano.

Como este período acaba sendo utilizado para planejar o fim de ano, sejam confraternizações e férias coletivas, o principal acaba sendo deixado para o início do ano seguinte, o planejamento tributário, e o ideal é se antecipar e utilizar esses meses para se reunir com a contabilidade, verificar quais foram os custos tributários do ano corrente e montar um planejamento detalhado para o próximo ano.

Todo empresário que possui um plano financeiro básico, sabe o peso da carga tributária sobre sua empresa e o quanto decisões erradas podem prejudicar seu negócio, principalmente que vivemos em um país que possui uma das maiores cargas tributárias do mundo e além disso uma das mais complexas legislações tributárias.

O que muitos não se atentam é que pelo fato da enorme complexidade, surgem oportunidades desde que as mesmas sejam estudadas e utilizadas como base para tomada de decisão. Assim nada mais ideal do que se reunir com seu contador, verificar como anda a contabilidade de sua empresa, comparar com seu imposto de renda pessoa física, se o mesmo está condizente com sua situação fiscal, e em muitos casos utilizar também seu jurídico e com base nas informações coletadas efetuar um planejamento tributário detalhado para então em janeiro do próximo ano verificar a necessidade ou não de mudança tributária.

Novamente fica claro de quem é organizado, utiliza informações contábeis, tem um contador e um advogado de confiança, e planeja suas ações, terá maior segurança sobre seus atos, não estando livres de problemas financeiros, mas com certeza minimizará problemas futuros e terá a possibilidade de visualizar crescimento com maior segurança.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.