em

Utilidade Contábil – Erros Comuns

A crise atual tem um reflexo imediato, muitas pessoas que ficaram desempregadas abriram seu próprio negócio, seja na informalidade ou constituindo uma empresa se tornaram empresárias pelos mais variados motivos, por falta de oportunidades de trabalho, pela baixa qualificação ou até mesmo por vislumbrar que poderiam ser donas do seu próprio negócio.

A responsabilidade é grande, pois a partir da abertura de uma empresa muitas pessoas não tem ideia da burocracia que o Fisco impõe e respectivas exigências que o mercado tem e principalmente, ter a noção de que a empresa formalizada tem personalidade jurídica, ou seja a pessoa é dona do seu próprio negócio, mas o faturamento é corresponde à empresa e não à pessoa física, assim listei alguns erros que podem ser cruciais para a manutenção ou mortalidade de novas empresas, que em sua maioria no Brasil não passam dos 5 anos.

Começo pela situação citada anteriormente, misturar as contas da empresa com as contas pessoais, fere o principio contábil da entidade, pois o empresário precisa entender que o faturamento mensal não corresponde ao valor que ele poderá gastar com despesas pessoais, ou ainda, utilizar a conta da empresa para pagamento de despesas próprias. Tal situação fará com que as demonstrações contábeis percam sua principal função, não serem utilizadas para tomada de decisão, e o pior, o empresário não terá noção se a empresa tem lucro ou não, se tem capacidade de crescimento e muitas vezes tal situação ainda se agrava quando ocorre sonegação fiscal, pois estará criando um passivo tributário.

Diversas vezes pela pressa na formalização esquece-se de montar um planejamento tributário, sendo imprescindível para a sucesso ou fracasso pois escolhas mal fundamentadas podem onerar uma empresa e ocasionar até sua falência.

Por fim, desorganização, já que citei inúmeras vezes que planejar, estruturar e ser organizado é essencial, empresários que tem dificuldades em organizar documentos, prazos e planilhas, devem seguir uma regra, contratar um profissional habilitado e com conhecimento técnico para a função ou voltar para a sala de aula e obter o conhecimento necessário. Novamente cabe frisar que a peça fundamental para o sucesso de uma empresa é o contador, item primordial para o sucesso do empresário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.