em

Economizar pagando impostos

Considerado um dos maiores vilões da nossa economia, a nossa carga tributária é uma das mais elevadas do mundo, é um dos custos que mais pesam no bolso do empresário e do contribuinte em geral.

Mas como posso afirmar que podemos economizar pagando impostos, existe uma lógica. A primeira é que ao compararmos a carga tributária que é cobrada sobre empresas para pessoas físicas verificamos que recolher tributos via pessoa jurídica na maioria das vezes é mais vantajoso, pois além da alíquota ser reduzida pois empresas pagam de 2,75% à 15% em média, comparada ao profissional liberal ou funcionário registrado que tem médias de 7,5% a 27,5%, o valor após sofrer a tributação e descontado as despesas da empresas é considerado lucro, o qual fica isento de imposto distribuído ao empresário.

Outra lógica que muitos podem questionar se deve ao fato da contabilização de 100% das receitas da empresa, ou seja toda a renda é tributada gera-se um imposto elevado, porém o controle contábil e financeiro que proporciona reflete-se na geração de relatórios de acordo com a realidade do negócio, possibilitando tomada de decisões com segurança e diminuindo a margem de desvios financeiros da empresa. Tal situação reflete diretamente no saldo de caixa no fim do mês.

Claro que citei apenas duas situações, mas são inúmeras, entre elas a segurança em saber que o negócio não está criando um passivo perante o Fisco, a possibilidade de verificar mediante um planejamento financeiro um crescimento a longo prazo, a abertura de mercado com crédito mais fácil e barato ao empreendedor, entre tantas outras situações.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.